Prefeitura prepara entrega da nova UBS do Perequê-Açu

Para celebrar os 385 anos de Ubatuba, a prefeitura fará a entrega final das obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Perequê-Açu no próximo dia 28 de outubro, às 15h. O prédio já está finalizado e as equipes aguardam apenas a entrega dos mobiliários e da fachada para que os atendimentos sejam transferidos para o local.

A prefeitura retomou as obras da UBS em janeiro deste ano, que estavam paradas desde 2018. Foram realizadas readequações no contrato e o valor ficou em R$ 1.080.641,10. De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade atende cerca de 11 mil pessoas, entre moradores do Perequê-Açu e de bairros próximos.

Atualmente, a UBS funciona em um imóvel na avenida Padre Manoel da Nóbrega, endereço próximo ao novo prédio. Os serviços devem continuar no local até que todos os móveis sejam devidamente instalados na nova construção, o que deve acontecer dentro de 90 dias.

Na UBS são oferecidos agendamento de consultas e acompanhamento dos pacientes com equipes médicas e de enfermagem, aplicação de vacinas, aferição de pressão, coleta de exame preventivo, acompanhamento de gestante, curativos, entre outros serviços.

A unidade de saúde conta com duas equipes de PSF (Programa Saúde da Família), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A secretária adjunta de Saúde, Tatiana Mansur, ressalta que com a inauguração as equipes e os atendimentos serão em breve ampliados. “Após a inauguração oficial, há um planejamento de expansão dos atendimentos, com a implantação de mais uma equipe PSF e com a implantação do horário ampliado do posto, com funcionamento das 7h às 19h, como hoje já funciona no Ipiranguinha”, explicou a adjunta, enfatizando ainda que a UBS também passará a oferecer atendimentos odontológicos para os pacientes.

“A entrega da nova UBS marca o compromisso da atual gestão em melhorar todo o sistema de saúde da cidade. A infraestrutura proporcionará um local de trabalho mais moderno e adequado aos funcionários e um atendimento mais digno aos moradores”, finalizou Tatiana.