Poder Executivo Municipal

Ubatuba adquire equipamento portátil para atendimento odontológico

Ubatuba adquire equipamento portátil para atendimento odontológico

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ubatuba adquiriu um equipamento portátil que permite ampliar os cuidados com a saúde bucal da população e oferecer atendimentos domiciliares e em âmbito hospitalar a pacientes com necessidades especiais, idosos, acamados, entre outras pessoas que necessitam deste tipo de atendimento.

O novo equipamento odontológico portátil permite a realização de tratamentos bucais como limpeza, raspagem, extração e restauração dos dentes, além de possibilitar ainda serviços de reabilitação, com próteses removíveis e total.

A dentista Vanessa Ferreira Campos, especialista no atendimento a pacientes com necessidades especiais e habilitada em odontologia hospitalar, explica que o equipamento está sendo usado desde o último mês de janeiro e ampliou os cuidados especiais para tratamentos odontológicos da rede pública. “Este é um ganho enorme para a população, pois cuidando da saúde bucal contribuímos para melhorar a qualidade de vida e a saúde geral do paciente, prevenindo doenças, dores e infecções, e favorecendo ainda uma melhor mastigação e a estética, tão essencial no contexto qualidade de vida”, ressaltou.

De acordo com a profissional, desde 2015 os pacientes com necessidades especiais são atendidos pela rede, após serem identificados e encaminhados pelos dentistas da Estratégia Saúde da Família (ESF). “Cada caso especial é analisado e tratado com cuidado pelas nossas equipes. Alguns pacientes chegam a precisar de atendimento odontológico sob anestesia geral, porque apresentam dificuldades como, por exemplo, para abrir a boca ou permitir o tratamento odontológico convencional no ambulatório do CEO. Nesta situação, o atendimento é realizado na Santa Casa da cidade, com todo suporte dos profissionais do hospital”.

Com a chegada do novo equipamento, os atendimentos odontológicos domiciliares e hospitalares poderão ser ampliados, oferecendo atenção diferenciada, principalmente, às pessoas com necessidades especiais.

/* * VLibras */