Poder Executivo Municipal

Escolas serão novo foco de vacinação contra a febre amarela

Escolas serão novo foco de vacinação contra a febre amarela

Quem ainda não tomou a vacina contra a febre amarela deve procurar o quanto antes o posto de saúde mais próximo de sua casa ou a tenda no Calçadão do Centro de Ubatuba, que estará funcionando até a sexta-feira, 2 de março, das 8 às 17 horas.

A imunização será retomada na próxima semana, tanto nas 25 unidades de saúde onde ela está disponível, quanto na tenda do Calçadão, que funcionará até o sábado, dia 10 de março.

As equipes das secretarias de Saúde e da Educação trabalham na organização de um calendário de vacinação específico nas escolas, incluindo as das redes estadual e particular.

Até esta quinta-feira, 1 de março, foram vacinadas pela campanha um total de 28.980 pessoas em Ubatuba, sendo 1.470 com doses padrão e 27.510 com doses fracionadas.

Tempo de efeito

A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a febre amarela pois garante a proteção contra a doença e evita que a mesma se multiplique na comunidade e em outras regiões do estado.

A Vigilância em Saúde recomenda que toda a população tome o quanto antes a vacina já que são necessários 10 dias para que ela faça efeito e possa efetivamente proteger o organismo contra a doença e já há casos de circulação de vírus em cidades próximas, como Parati e Taubaté.

Outra ação importante é combater os focos de Aedes aegypti que, além de transmitir, dengue, zika e chikungunya, é vetor também do vírus da febre amarela.

folheto-combate-febreamarela-aedes_ubatuba (2)folheto-combate-febreamarela-aedes_ubatuba (1)

Funcionario
/* * VLibras */