Equipe do IBGE visita espaços cedidos para apoio ao Censo 2022

A Prefeitura de Ubatuba recebeu equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para uma visita aos dois locais onde funcionarão os escritórios de apoio à realização do Censo 2022. O primeiro ficará no Centro, na avenida Professor Thomaz Galhardo, e o segundo funcionará junto ao espaço da Administração Regional Sul, na Maranduba.

A visita técnica foi realizada pelo coordenador da área Litoral Norte, Marcílio Quirino de Oliveira Filho, e a coordenadora da subárea Caraguatatuba e Ubatuba, Isa Eugênia Ferreira da Silva. Os espaços foram cedidos pela Prefeitura de Ubatuba com mobiliário básico como mesa, cadeira e armários. Já os equipamentos de informática e internet serão instalados pelo IBGE.

“Nossa previsão é de que os postos de coleta estejam funcionando a partir de meados de maio”, explicou Quirino. “O treinamento dos 13 agentes censitários acontecerá de 6 a 15 de junho. Já o treinamento dos 93 recenseadores de Ubatuba será realizado entre 18 a 22 de julho”, completou.

Após os treinamentos, começa a fase da pesquisa propriamente dita, que acontecerá do dia 1º de agosto ao 30 de outubro de 2022. Em Ubatuba, a previsão é de visitar um total de 28.981 domicílios, inclusive aqueles em áreas consideradas de interesse estatístico como os quilombos e as aldeias indígenas.

O posto de coleta na região Central apoiará o trabalho dos recenseadores que atuarão nos bairros do Norte, Oeste e Centro. Já o posto da Maranduba será de apoio à região Sul de Ubatuba.

Importância do Censo

O Censo ou recenseamento demográfico é o estudo que permite fazer um retrato extenso e profundo da população brasileira e de suas condições de vida. Essa pesquisa acontece a cada 10 anos, porém, devido à pandemia de Covid-19, foi adiada duas vezes.

A partir dos dados do Censo são definidos, por exemplo, o número de doses de vacinas para determinados grupos etários ou a distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A estimativa de 2021 é de que a população de Ubatuba esteja em 92.819 pessoas. Somente após a realização do Censo 2022 será possível saber exatamente o tamanho atual da população dos diferentes municípios do Brasil.

Acompanhe notícias do Censo pela página https://censo2022.ibge.gov.br/