Esporte: Ubatuba sediou 20 competições de surfe em 2021

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu neste ano cerca de 30 eventos esportivos de caráter competitivo. A modalidade que teve maior expressão quanto ao número de competições foi o surfe, com 20 campeonatos realizados no município.

O secretário de Esportes e Lazer, Tiago Balio, expressou satisfação com a quantidade de eventos realizados em Ubatuba mesmo em um ano pandêmico. “Entre os meses de junho a dezembro foram realizados cerca de 30 eventos esportivos de canoa polinésia, ciclismo, surfe, stand up, corrida pedestre, skimboard e ginástica artística, praticados em meio ao mar, terra e pista”, descreveu o secretário, ressaltando que a soma leva em conta também as competições organizadas por proponentes externos que receberam apoio da prefeitura.

“As solicitações de eventos foram rigorosamente submetidas, no primeiro momento, ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e, posteriormente, à Vigilância Sanitária, que endossou todas as condições de promoção de eventos no município seguindo as diretrizes do Plano SP. O início das competições se deu de modo tímido no mês de junho e intensificou-se de modo mais ágil de novembro a dezembro”, explicou Balio.

Sobre o retorno da organização de eventos esportivos, o secretário destacou a contribuição para a saúde e também para a retomada da economia da cidade. “A promoção de eventos no município é algo bem especial, uma vez que fomenta a prática de esportes e aquece a economia local. Muitos atletas e praticantes amadores são oriundos de outras cidades, ademais, o fomento à prática de esporte converge para a promoção da saúde e bons hábitos. Estamos bem satisfeitos com o resultado deste ano, uma vez que pudemos de modo seguro retomar as atividades e garantir que a vida seja vivida novamente”.

Equipe de natação inicia 2022 participando de competições

A equipe de natação de Ubatuba, composta por cerca de quinze atletas, entre crianças e adolescentes, estarão treinando em janeiro para uma competição que acontecerá dia 19 de fevereiro, em Itupeva/SP. Esta será a primeira competição oficial no ano de 2022 e a equipe de natação representará o município.

Novas vagas para 2022

Alunos já inscritos nas escolinhas esportivas no ano de 2021 permanecerão com as respectivas vagas, não sendo necessária realização de rematrícula. As atividades para os alunos já participantes terão início no dia 14 de fevereiro.

Segundo Balio, a Secretaria de Esportes estará em processo de migração das inscrições presenciais para online, facilitando a adesão de novos alunos e a instauração de um novo sistema de inscrição por fluxo contínuo, previsto para iniciar no próximo mês de março. “Após o começo das aulas saberemos o número de alunos que darão continuidade às atividades e, posteriormente, disponibilizaremos as vagas remanescentes aos novos interessados. Neste primeiro momento será preservada a extensa grade de modalidades que já é ofertada ao munícipe”, destacou.

A Secretaria de Esportes e Lazer atende atualmente 24 bairros de norte a sul do município com quatro projetos sociais: Atividades Aquáticas – escolinha de natação infantil e adulto, hidroginástica, hidroginástica para funcionários da prefeitura, hidroginástica saúde e treinamento de natação para crianças, adolescentes e adultos; Esportes Radicais e de Aventura – surfe e canoa polinésia; Atividades Coletivas e Individuais – atletismo, corrida de rua, basquete, vôlei, futebol e futsal; e Melhor Idade – atletismo, caminhada, coreografia, ginástica, funcional, hidroginástica, jogos de mesa, tênis de mesa, ritmos, vôlei adaptado e yoga.