Educação tecnológica promove valores como pensamento crítico

Núcleos de aprendizagem funcionam em cinco unidades escolares em Ubatuba

Os Núcleos de Inovação Tecnológica da Prefeitura de Ubatuba desenvolvem um trabalho que complementa o conteúdo desenvolvido em sala de aula, por meio de uma perspectiva digital.

Atualmente, cinco escolas da Rede Municipal de Ensino contam com o equipamento.

Neste primeiro semestre, as propostas desenvolvem habilidades do século XXI, como pensamento crítico, comunicação eficaz e trabalho em equipe, e estão alinhadas às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que contempla as diversas dimensões do desenvolvimento humano: cognitivo, social, afetivo, psicomotor e cultural.

“A partir desse mês de março, as atividades do Núcleo estão alinhadas com projetos pedagógicos específicos para cada turma, com possibilidade de realização conjunta com a proposta do professor em sala de aula”, explicou a coordenadora dos Núcleos de Tecnologia e Inovação de Ubatuba, Emmanuele Peres.

Os projetos semestrais de Ubatuba são: Conhecendo o Alfabeto (1º ano), Explorando o Mundo das Profissões (2º ano), Explorando o Microcosmo (3º ano), Escrita Criativa: Livro Meus Momentos (4º ano) e Programação (5º ano).

Confira as escolas que possuem o Núcleo

EM Nativa Fernandes de Faria, no Sertão da Quina, pela região Sul;

EM José Belarmino Sobrinho, no Puruba, pela região Norte;

EM Mário Covas Júnior, no Ipiranguinha pela região Oeste;

EM Profª Maria Josefina Giglio da Silva, Estufa II, região Central

e a sede da Secretaria de Educação, que também fica no centro.