Curso de formação para novos conselheiros começa no dia 10

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal Dos Direitos Da Criança e do Adolescente de Ubatuba – CMDCA irá oferecer nos dias 10, 17 e 24 de novembro cursos de formação teórica e prática aos novos conselheiros tutelares.

Os encontros acontecerão das 14h às 18h na Associação Comercial, localizada na rua Doutor Esteves da Silva, 51 – Centro. Conforme Barbara Buck, presidente da comissão Eleitoral, o curso irá abordar conteúdos teóricos e práticos que visam auxiliar os novos conselheiros durante o exercício da função. Especificidades, bem como, do fortalecimento, valorização dos conhecimentos prévios, momentos de trocas de experiências, alinhamento entre os serviços, análise, reflexão e adequação de práticas profissionais e processos de trabalho.

Confira a programação do curso:

– Módulo I: apresentação, introdução e habilidades específicas

Dimensão Técnica, Humana e Política no exercício da função do(a) Conselheiro(a) Tutelar.

– Módulo II: atribuições do Conselheiro tutelar e do sistema de garantia de direitos

Atribuições do Conselho Tutelar e o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

– Módulo III: crianças, adolescentes e famílias

Será abordado o ciclo da criança e o ciclo do adolescente, bem como o processo de desenvolvimento, inserção social e definição de identidades, interação de adultos e crianças, processo de socialização, fenômeno da violência doméstica e reprodução da violência.

O que faz um conselheiro tutelar?

De acordo com o ECA, são atribuições do Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, também é responsável por oferecer orientação, apoio e acompanhamento temporários; inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente, entre outras funções essenciais para a sociedade.