Projeto Férias Digitais deve contar com a participação de 250 crianças

Usar a tecnologia a favor da aprendizagem: essa é a principal missão do Projeto Férias Digitais, que acontece anualmente na Rede Municipal de Ubatuba pela parceria da Prefeitura com a empresa Faz Educação – responsável pelos cinco polos digitais implantados em unidades de ensino.

Em 2024, cerca de 250 alunos com mais de seis anos devem passar projeto de férias, que começou suas atividades na segunda-feira, 29, e segue até 2 de fevereiro.

Duas são as unidades que sediam o programa: A sede da Secretaria de Educação, no centro, e a EM Nativa Fernandes de Faria, na região sul (Sertão da Quina).

“Uma das principais vantagens de aprender tecnologia é preparar as crianças e adolescentes para os avanços tecnológicos do futuro”, destacou o consultor educacional da Faz Educação, Ton Ferreira.

Na prática

O projeto oferece oficinas de programação e de Realidade Aumentada (RA) – tecnologia que integra elementos virtuais a visualizações do mundo real, utilizando câmeras de celulares ou dispositivos específicos.

“A oficina de férias traz experiências incríveis às crianças. A interação deles com o robô Dasch e com os óculos 3D tem sido um sucesso e uma ótima oportunidade educativa durante as férias”, comemorou a monitora do núcleo da região central, Tamyhê Machado de Alcântara Santos. “Este programa realmente contribui para a construção de um ambiente educacional estimulante e divertido para as crianças”, complementou.