Creches Municipais: projeto Férias nas Escolas começa na próxima segunda (02)

As 16 unidades de creche, que acolhem a primeiríssima infância em Ubatuba, contarão com um projeto Férias nas Escolas – que vai começar na próxima segunda-feira, dia 2, e seguirá até o dia 31 de janeiro, das 7h30 às 17h.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 2.643 estudantes deverão ser atendidos pela ação. Dentro deste projeto professores e agentes educacionais vão desenvolver atividades lúdicas com as crianças, visando proporcionar momentos prazerosos de interações e brincadeiras, para que o aprendizado ocorra de modo dinâmico e vivo.  O projeto vai ao encontro das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que, em um de seus artigos, destaca que os eixos norteadores das práticas pedagógicas devem ser as interações e as brincadeiras, indicando que não se pode pensar no brincar sem as interações.

“Trata-se de um período de recreação necessário, pois as crianças frequentam as creches de janeiro a janeiro e a ação traz mais suavidade para o dia-a-dia delas, pois são vivencias pedagógicas”, explicou a supervisora da Secretaria de Educação, Luciana Gaspar.

As atividades pedagógicas contemplam atividades utilizando elementos da natureza, produtos comestíveis (culinária), massinhas, tintas, riscadores e diversos materiais pedagógicos estruturados e não estruturados.