Saúde alerta que termina hoje vacinação contra a poliomielite

Termina hoje, dia 31, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 a menores de 5 anos. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a partir de terça-feira, a imunização contra a pólio será realizada apenas no calendário de rotina, ou seja, para crianças de 1 a 3 meses e de 4 a 6 anos de idade.

Desde o início da campanha, Ubatuba já vacinou 73,23% das crianças, mas a meta do Ministério da Saúde era alcançar em todo o país 95% do público-alvo. Em números exatos, foram vacinadas 3.862 crianças no município e outras 1.412 não se vacinaram. Os dados representam a vacinação na cidade até o último dia 27.

A pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus e que pode provocar paralisia ou deixar sequelas relacionadas principalmente à coordenação motora. A vacinação é a única forma de aumentar a proteção infantil contra a doença.

Campanha de Multivacinação

A imunização contra a pólio termina nesta segunda-feira, mas o Ministério da Saúde prorrogou até o próximo dia 30 de novembro a campanha de multivacinação para atualizar a Caderneta de Vacinação de jovens menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. As duas campanhas tiveram início no mês de agosto.