Reapresentação de “Alienados” encerra Semana do Bebê

A 7ª Semana do Bebê de Ubatuba se encerra nesta sexta-feira, 19, 19h –com a reapresentação da peça Alienados – “Cia. de Teatro Ágape – Arte com Propósito”, que acontece no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

Durante toda a semana, o Comitê da primeira Infância desenvolveu uma programação com palestras especializadas, voltadas para o desenvolvimento da criança de zero a seis anos. Além disso, foram realizadas iniciativas descentralizadas com as equipes de Saúde e nas unidades escolares, como palestras de orientação aos professores dos berçários.

Após a abertura oficial na segunda-feira, 15, a programação contou com uma palestra sobre “Como o bebê aprende a comer”, proferida na terça-feira, 16, pela fonoaudióloga Aline Padovani no Teatro Municipal, que trouxe uma outra lógica sobre a potência do bebê, abordando intencionalidade nos primeiros dois anos de vida.

“Aprender a comer faz parte do desenvolvimento do bebê. Comer não é só uma atividade de vida diária, como tomar banho ou escovar os dentes. Comer é identitário, é cultura. Comer faz parte do que você é”, afirmou a palestrante.

Já na quarta-feira, 17, a psiquiatra Marcela Pellegrino ministrou uma palestra sobre “Violência contra as crianças e adolescentes – Avanços e desafios nas ações de enfrentamento”, na Câmara Municipal de Ubatuba. “Quando a gente vai falar de violência, a gente sempre vai notar a violência naquilo que a gente se sente violentado. É muito mais fácil falar do tema entre pessoas que sofrem violência. Hoje, são vários os tipos de violência: psíquica, emocional, social”, explicou. “A violência vai sendo construída socialmente, com vários valores e dizeres. Nunca vivemos um momento social tão violento, as relações sociais são muito violentas e, por isso, somos muito violentados. Como criar a criança em meio a isso?”, provocou.

Na quinta-feira, 18, o Naturólogo Tiago Koch, trouxe uma discussão sobre paternidade, discorrendo sobre o tema “Como as construções das masculinidades impactam as paternidades atuais?”, que aconteceu também no Teatro.

“Um dos principais papeis do ‘projeto homem paterno’, do qual sou idealizador, é se propor a ser e fomentar redes de apoio paternas. Espaços seguros, éticos e acolhedores para troca de conhecimentos. Criar redes de apoio paternas pode ser um grande gatilho de transformação tanto para as masculinidades quanto para as paternidades”, afirmou Koch.

Para quem desejar conferir o conteúdo das palestras na íntegra, é possível reassistir acessando as páginas da Prefeitura de Ubatuba e da Secretaria de Educação de Ubatuba no Facebook.

Para a secretária de Educação, Fatinha Barros, todas as temáticas abordadas foram de grande valia para o público.

“Estamos chegando ao final dessa semana, que está sendo grandiosa, muito importante para o desenvolvimento do nosso trabalho, nas nossas escolas e nas salas de aula. Espero que todos tenham absorvido todo o conteúdo disponibilizado durante esses dias. Para mim é uma alegria muito grande. É importante pensar nas ações em que poderemos trabalhar, como modelo de vivência para nossas crianças”, finalizou Fatinha.

É importante destacar que todas as palestras tiveram a tradução simultânea com intérprete de Libras.