Poder Executivo Municipal

Professores participam de formação do projeto Onda Sustentável

Professores participam de formação do projeto Onda Sustentável

Na noite de quarta-feira, 14, a Secretaria de Educação foi sede do primeiro encontro de formação de educadores e professores do projeto Onda Sustentável. Quatro docentes, representantes das unidades escolares que integram a iniciativa, participaram da formação que contextualizou a realização do projeto e ofereceu conhecimentos básicos sobre aa gestão e destinação dos resíduos em Ubatuba, com o apoio da Associação Coco & Cia – cooperativa de reciclagem atuante no município.

A formação foi conduzida por profissionais da Fundação Florestal, por meio do Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA). “Essa formação se torna cada vez mais essencial, devido à necessidade de mudarmos nossos hábitos de consumo. A Gilda e Simone, da Coco&Cia, trouxeram informações que sensibilizaram os presentes e isso será um grande gancho para, num futuro próximo, conseguimos instalar a coleta seletiva nas escolas”, pontuou a coordenadora de Educação Ambiental, Alessandra Panza.

Mais sobre o projeto

O público alvo das atividades são os alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas

do município de Ubatuba. Atualmente, cinco unidades fazem parte da iniciativa: EM Maria das Dores Santos Carpinetti, EM Sebastiana Luiza Oliveira Prado, EM Maria da Cruz Oliveira, EM Prof. Enersmar de Oliveira e EM Maria da Cruz Barreto.

O Projeto Onda Sustentável é uma iniciativa viabilizada pela parceria entre o Parque Estadual da Ilha Anchieta, APA Marinha Litoral Norte e Projeto Mar Sem Lixo e a Marina Kauai, no âmbito do Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul da Marina Kauai. Sua primeira edição em 2019 proporcionando uma aproximação do município com Unidades de Conservação e problemáticas ambientais.

Além de incentivar a busca de soluções para problemas ambientais, o projeto vai ao encontro dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU visando garantir padrões de produção e de consumo sustentáveis e a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

/* * VLibras */