Fundart premia ganhadores do Concurso Literário Ubatuba 2021

A Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense recebeu na noite desta sexta-feira, dia 17, o evento de premiação do Concurso Literário Ubatuba 2021, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart). Foram premiados os três melhores trabalhos nas categorias poesia, conto, texto de teatro e crônica.

Os textos ganhadores foram escolhidos por uma comissão julgadora e seus escritores receberam premiação em dinheiro de R$ 500,00, R$ 300,00 e R$ 200,00, respectivamente para os primeiros, segundos e terceiros lugares. O Concurso Literário é realizado anualmente e as obras vencedoras são publicadas no livro Antologia.

Com participantes de Ubatuba, do Litoral Norte e Vale do Paraíba, o Concurso Literário busca estimular a criação artístico-literária, principalmente de novos autores. “Este ano tivemos cerca de 200 inscrições e ver a participação de tanta gente, com muitas crianças e jovens, fica claro que o projeto é uma importante forma de levar a arte da escrita às novas gerações”, explicou o presidente da Fundart, Gady Gonzalez.

Com intensa participação de alunos da rede municipal de ensino, disputando a categoria de poesia estudantil, a secretária de Educação de Ubatuba, Fatinha Barros, ressaltou a evolução escolar dos participantes. “A escrita é uma manifestação do que tem dentro da alma das crianças e dos adolescentes. Participar desse concurso enriquece o currículo escolar, desenvolve o vocabulário e a criança se sente valorizada, e reconhecer é uma grandeza que o aluno não esquecerá jamais. Todos os anos as escolas incentivam a participação dos estudantes, pois além dos benefícios para a educação, a poesia faz a gente se alegrar”, descreveu a secretária que participou das premiações.

A participante Maria Luíza Pereira, de 15 anos, foi premiada com o segundo lugar no concurso de poesia estudantil, categoria Ensino Médio, e comemorou com toda a família. A mamãe Natalia Regolim se mostrou orgulhosa com a conquista da filha. “A poesia é uma forma de colocar pra fora o que ela sentia. Fico muito orgulhosa porque infelizmente a poesia não faz parte da juventude de hoje em dia, nem a leitura e a escrita, e ela ter esse prazer me alegra muito. Este é o terceiro ano que ela participa do concurso e hoje ela tem até perfis nas redes sociais para postar as poesias e são muito lindas”, elogiou Natalia.

A estudante Sarah Aparecida Troglio também foi premiada no concurso de poesia estudantil e fez questão de compartilhar com o público presente a sua obra. “A poesia é uma forma de me expressar e dizer tudo o que eu sinto em palavras para que outras pessoas possam se emocionar também, é um hobby. Costumo buscar inspiração na minha mãe e em causas que eu acho importante de serem discutidas e que não tem muita visibilidade, é algo que sai de dentro de mim”, explicou a ganhadora que já foi premiada por três vezes.

O Concurso Literário Ubatuba 2021 foi composto pelo 28º Concurso de Contos “Washington de Oliveira”; o 7º Concurso de Crônicas “Profº. José Ronaldo dos Santos; o 33º Concurso de Poesia Estudantil “Idalina Graça”; o 34º Concurso de Poesia “Idalina Graça”; e o 20º Concurso de Texto de Teatro “Tia Helô”.

Confira abaixo todos os ganhadores:

34º CONCURSO DE POESIA “IDALINA GRAÇA”

1º lugar: Rainha do Revés

Autora: Grazielle Maria dos Santos (Maria Maria)

2º lugar: Falta

Autora: Arivalda Cristina do Espírito Santo (Ebrietas)

3º lugar: Baía do Flamengo

Autor: Roberto Ferrero (Cosmonauta Virgílio)

33º CONCURSO DE POESIA ESTUDANTIL “IDALINA GRAÇA” – 1º ao 5º ano

1º lugar: Os Pássaros de Ubatuba

Autor: Kaique de Carvalho Ferreira Teixeira (Kaique)

2º lugar: Magia de Avó