GBMar de Ubatuba realiza 420 salvamentos na temporada de Verão

O Grupamento de Bombeiros Marítimo de Ubatuba (GbMar) divulgou as estatísticas da cidade de novembro de 2017 a fevereiro de 2018.

Foram feitos 420 salvamentos durante esse período e nenhum óbito foi registrado nos setores guarnecidos por Guarda-Vidas. Foram 217 auxílios prestados a crianças perdidas e aproximadamente 3 mil abordagens de prevenção – este número somente em 2018.

“Consideramos prevenção a ação em um setor que tem a cobertura feita por um Guarda-Vidas durante o dia de serviço. Sendo que o setor de atuação refere-se a uma porção da praia que pode se estender por centenas de metros”, explicou comandante do GBMar de Ubatuba, Tenente Danilo Pisaneschi.

Efetivo

Atualmente, o efetivo do GbMar de Ubatuba conta com 32 homens, que se dividem em turnos e ficam nas praias Perequê- Açu, Praia Grande, Toninhas, Tenório e Maranduba. Na temporada, esse número aumenta com a chegada de 50 homens cedidos pelo Estado, além dos Guarda Vidas Temporários contratados pela Prefeitura – um total de 30 divididos nos meses de novembro, dezembro e janeiro.

A cobertura também aumenta, disponibilizando profissionais de forma fixa também nas praias do Sapê, Lagoinha, Sununga, Vermelha do Centro, Vermelha do Norte, Itamambuca, Félix e Ubatumirim.

“Mesmo que a praia não tenha um Guarda Vida de forma fixa, temos um bote motorizado que cobre toda a Região Sul, duas embarcações que cobrem a região Central e mais uma na região Norte”, explicou o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GbMar) no Litoral Norte, João Batista Rapaci.