Governador anuncia R$ 5 milhões para construção de hospital em Ubatuba

Em visita a cidade para a inauguração do Poupatempo na manhã desta quarta-feira, dia 22, o governador em exercício, Rodrigo Garcia anunciou a destinação de uma verba de R$ 5 milhões para o início da primeira fase da construção de um novo hospital para o município de Ubatuba, que deve começar em 2022.

A solicitação do recurso para a obra de um hospital de pequeno porte foi feita pessoalmente pela prefeita Flavia Pascoal, que entregou hoje ao governador um pré-projeto com o início das obras orçado em R$10 milhões. “A construção de um novo hospital é um desejo e uma necessidade da população de Ubatuba para preservar a vida das pessoas e oferecer um atendimento com mais qualidade. A cidade merece uma estrutura melhor e não estamos pedindo algo faraônico, precisamos de um hospital de retaguarda para atender os casos de gravidade moderada e estabilizar os pacientes mais urgentes antes das transferências para outras unidades de saúde”, explicou a prefeita.

O terreno reservado para a construção do novo hospital está localizado no bairro Jardim Carolina em uma área de cerca de 9 mil metros quadrados. “A prefeita me entregou o projeto e ela não sonha pequeno não, mas foi inteligente como sempre e fatiou o projeto em fases, porque não adianta a gente começar uma obra grande e que enquanto não ficar tudo pronto não pode atender, por isso, ela separou em diversas etapas para o atendimento ser feito enquanto o restante vai sendo concluído”, destacou Garcia.

O governador disse ainda que em janeiro irá se reunir com Flavia Pascoal para detalhar melhor o projeto. “Nosso mandato vai até 31 de dezembro do ano que vem e a gente sabe do orçamento e vamos separar para a Flavia R$ 5 milhões para dar o primeiro passo e começar o hospital. Depois vamos ver como fica juridicamente o convênio para 2023 e, se Deus quiser, vamos conseguir viabilizar toda a primeira etapa aqui do hospital de Ubatuba”, declarou o governador em exercício.

De acordo com o projeto do arquiteto e urbanista Flavio Pizzutto, responsável técnico pelo plano de implantação do hospital, a obra completa da unidade de saúde será composta por Pronto-Socorro, consultórios, emergência, observação, esterilização, estoques, convênio, medicina diagnóstica, alimentação, espaço para acolhimento dos funcionários, área técnica, estacionamento para 190 vagas e heliponto.