Saúde alerta para a importância da vacina contra a gripe

O objetivo da vacina contra a Influenza é reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Por esse motivo, e por conta das baixas temperaturas registradas nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta para a importância de todos os grupos vacináveis procurarem um posto de saúde mais próximo de suas residências para garantir a imunização.

Podem se vacinar pessoas maiores de 60 anos, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, professores, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Para a imunização é preciso apresentar um documento com foto e holerite para comprovação da atividade exercida (no caso de profissionais) ou laudo médico para pessoas com deficiência ou comorbidades.

Vacinômetro

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, até terça-feira, dia 17, o sistema registrou 7.782 vacinas contra a Influenza aplicadas no município. Vale ressaltar que algumas doses levam alguns dias para serem computadas.

Idosos: 5.565

Crianças: 1.366