Prefeitura de Ubatuba inaugura novas instalações do CAPS e CAPS-AD

A Prefeitura de Ubatuba realizou na tarde desta quinta-feira, 13, a cerimônia oficial de inauguração das sedes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I Irineia de Oliveira e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Paulo Romero.

As duas unidades ficam na Estufa II, na mesma rua, em frente ao Fórum de Ubatuba. O CAPS I fica na rua dos Três Poderes, n. 51, e o CAPS-AD na rua dos Três Poderes, n. 121, e atendem os pacientes no horário das 8h às 17h. A rua dos Três Poderes é travessa da rua Sergio Lucindo da Silva.

As novas construções integram o programa “Saúde em Ação”, do governo do estado de São Paulo. Elas foram erguidas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo estadual e correspondem a um investimento total de cerca de R$ 6,5 milhões de reais.

Com mais espaço e instalações modernizadas, os novos edifícios permitem oferecer um ambiente tranquilo, confortável e adequado tanto para os pacientes quanto para a equipe de trabalho, possibilitando maior humanização do atendimento”, explica o prefeito Délcio Sato.

Tanto o CAPS I quanto o CAPS-AD antes ficavam em imóveis alugados e com pouco espaço para o atendimento. Os novos prédios contam com quartos de enfermaria, várias salas amplas, espaços interativos, cozinha industrial para a terapia com aulas de culinária, consultórios grandes, área externa onde os pacientes fazem horta, além de sala onde semanalmente acontecem as sessões de cinema com roda de conversa.

O paciente tem tudo ali para ser atendido com dignidade, ser bem tratado e reconhecido como um ser humano. Trabalhamos muito com grupos na saúde mental e é importante para o paciente ver que ele não é único, que há outros na mesma situação e que é possível se fortalecer mutuamente em grupo”, explica Olivia Samersla, diretora de supervisão de Saúde Especializada.

Na pandemia da Covid-19, os atendimentos continuaram por telefone e por vídeo, como é o caso do atendimento a crianças autistas, e pessoalmente com atendimento previamente agendado. Da mesma maneira, foram retomadas os grupos e oficinas terapêuticas só que com um número menor, de no máximo três pacientes em ambiente amplo.

Além da equipe técnica dos CAPS I e do CAPS-AD, participaram da atividade autoridades municipais, os vereadores pastor Claudinei, Rochinha do Basquete, Wellington de Moura e Osmar de Souza.

Especifidades dos CAPS

Os CAPS I e Álcool e Drogas contam com equipe de 30 profissionais de múltiplos saberes: enfermeiras, médicos psiquiatras, médico clínico geral, psicólogos, psicóloga infantojuvenil, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga, assistentes sociais, monitores de oficina e equipe administrativa. O CAPS atende pessoas com transtornos psiquiátricos graves, entre outros. Já o CAPS-AD oferece atendimento multidisciplinar a adolescentes e adultos dependentes de álcool, tabaco e outros químicos bem como a seus familiares, chamados de co-dependentes.

Somente entre janeiro e abril de 2020, as duas unidades realizaram um total de 3.436 procedimentos. As equipes também realizam visitas domiciliares e interagem diretamente com a Estratégia Saúde da Família (ESF) com ações de matriciamento (formação) e ações de construção de saberes, bem como de prevenção de suicídio e empoderamento dos pacientes psiquiátricos, ressaltando a lei da reforma psiquiátrica, que defende a autonomia, tratamento humanizado e liberdade aos portadores de doenças psíquicas. O objetivo é que o paciente psiquiátrico seja inserido na sociedade. Há parcerias também com alguns empresários da região que empregam os pacientes.

Referência de atendimento humanizado

Irinéia de Oliveira, que dá nome ao CAPS I, foi paciente do centro por longos anos. Era muito conhecida em Ubatuba e querida pela equipe de saúde mental e munícipes. Ela participava regularmente das oficinas terapêuticas. Em uma ocasião, Neinha desapareceu e chegou a um hospital no Rio de Janeiro e, sem saber dar informações sobre onde morava, ela falou para a equipe do hospital ligar para o CAPS de Ubatuba que eles saberiam informar. “Nesse momento percebemos que o CAPS era uma forte referência para a Neinha, um local onde ela sabia que podia pedir ajuda e ser ajudada, um local de reconhecimento da sua importância como ser humano e sua referência de tratamento”, contou a enfermeira Olivia, que lembrou também que 13 de agosto marca o dia do psiquiatra.

Já Paulo Romero, que dá nome ao CAPS-AD, foi um morador da cidade que enfrentava dificuldades relacionadas a dependência de álcool, que interferiam em sua vida pessoal e familiar. Ele foi o fundador do Grupo Reviver, primeiro grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) de Ubatuba, que existe até hoje, inclusive com o mesmo nome. Para Romero, não existia outro nome, outra denominação ou outra definição de uma vida livre da dependência senão o nome “Reviver”, o CAPS AD compartilha dessa definição tão única do Sr. Paulo Romero: uma nova vida, novas oportunidades, novos inícios, Renascimento e Reviver! A família de Romero esteve presente na cerimônia representada pela viúva, Geny Romero, a filha Manoela Romero e o filho Ibyapara Romero.

Serviços

Rua Sergio Lucindo da Silva, 101, esquina com av. Três Poderes – Estufa II – 3832-7206 ou 3832-5431. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.