Prefeitura em parceria com o Estado irá reformar e construir unidades de saúde

Representantes da Prefeitura de Ubatuba e da secretaria estadual da Saúde reuniram-se na quarta-feira, 18, para deliberar sobre o uso de recursos disponibilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) à construção e reforma de unidades de saúde no município como parte do programa “Saúde em Ação”.

“O projeto vinha sendo desenvolvido há dois anos e as verbas estavam paradas na conta do Estado, com risco de serem perdidas”, explica o dr. Alessandro Cacciatore, secretário municipal de Saúde. “Esse recurso permitirá viabilizar imediatamente reformas de pelo menos seis unidades de saúde em Ubatuba, entre elas o posto do Ipiranguinha”.

No total, são cerca de 15 milhões de reais disponíveis para a cidade. Cerca de 12 milhões serão destinados à execução direta por parte do governo do Estado da construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e de um Centro de Referência de Álcool e Drogas (CREAD).

“Ambas as unidades serão entregues completamente prontas, com mobiliário, equipamentos e sinalização visual”, informa Cacciatore. “Outros 3 milhões serão liberados imediatamente para o município para desencadear os processos de licitação para execução das reformas nos postos”, acrescenta.

“O que vamos fazer aqui vai ficar na história de Ubatuba”, comentou o dr. Ricardo Tardelli, coordenador do Projeto BID na secretaria estadual de Saúde.

Para o prefeito Delcio Sato (PSD), o investimento proporcionará ao município um salto de qualidade na saúde pública. “Esta parceria com o governo do Estado nos permitirá avançar e assim dar início ao nosso programa de recuperação da saúde pública municipal”, afirma Sato.

As obras estão previstas para entrega em julho do ano que vem. O prefeito Sato tem cobrado constantemente  do Estado tais liberações com visitas constantes ao Palácio do Governo e, agora, isso será uma realidade.

Reunião da Saúde com o prefeito Sato_03