Santa Casa de Ubatuba registra aumento no número de atendimentos

A Santa Casa de Ubatuba teve um aumento considerável no número de atendimentos.

Só na segunda-feira, 27 de dezembro, foram realizados um total de 899 atendimentos de eletivos à urgência. Além disso, houve um aumento considerável em registros referentes à síndrome gripal nessa semana – cerca de 200% a 300% em relação à semana anterior.

De acordo com o diretor técnico da Santa Casa, o médico Danilo Bargieiri, quase a totalidade desses pacientes apresentam síndrome gripal e, com a temporada, a tendência é que a situação piore.

“A quantidade de turistas e aglomerações e o não-uso de máscara são fatores que fazem com que os casos de Influenza e de Covid-19 aumentem muito. Os cuidados básicos são os protocolos de uso de máscaras, higienização das mãos e não se aglomerar”, frisou Bargieri.

O médico ainda complementou, explicando que, na maior parte das vezes, esses pacientes apresentam sintomas como febre, dores pelo corpo, dor de cabeça e tosse seca. Em relação aos exames, para detectar Influenza (H2N3), a Santa Casa realiza somente para pacientes hospitalizados e graves. “Nós tivemos somente um caso de H2N3 confirmado laboratorialmente, que foi registrado na última semana”, disse.

A Prefeitura de Ubatuba também reforça as recomendações de prevenção, tanto à transmissão da Covid-19 quanto da gripe Influenza (vírus H3N2 e outros), como o uso de máscara, evitar aglomerações, manter a higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel e evitar compartilhamento de itens de uso pessoal.

A Vigilância em saúde orienta que apenas uma pessoa da família seja responsável por ir fazer as compras de supermercado ou feira. Outra orientação é de que os veranistas evitem praias lotadas e aproveitem para conhecer locais mais isolados e com menos movimento.

Durante todo o feriado de Ano Novo, a Vigilância Sanitária continuará os plantões diários e noturnos bem como as vistorias de protocolos de prevenção à Covid-19, acompanhando a legislação vigente.