Prefeitura de Ubatuba investe mais de R$ 100 mil na Piscina Municipal

A Prefeitura de Ubatuba por meio da Secretaria de Esportes e Lazer realizou diversas reformas e manutenções na Piscina Municipal, investindo mais de R$ 100 mil em manutenção da rede elétrica, peças, equipamentos, bolsa de vinil, material pedagógico, entre outras.

Desde o começo do ano foram realizadas manutenções na piscina, que apresentava problemas estruturais e tinha muitos vazamentos. Em parceria com Sabesp, consertou sete vazamentos e passou a economizar recursos hídricos e financeiros.

Atualmente a Piscina Municipal atende mensalmente cerca de 900 alunos , entre escolinha de natação para crianças e adultos, treinamento e aperfeiçoamento de natação e hidroginástica.

A diretora de projetos esportivos, Marina Franco, fala sobre o retorno às atividades no momento da pandemia. “Devido ao período de pandemia que passamos durante o ano, as vagas de todos os alunos foram mantidas, respeitando a particularidade de cada aluno, o retorno às atividades ocorreu de maneira segura e confortável”.

Algumas vagas foram preenchidas através de uma lista de espera do ano de 2019, quando as escolinhas cessaram o atendimento devido ao início da pandemia, espera para escolinha infantil e hidroginástica.

A diretora comenta ainda que a partir de 2022 voltarão ao normal e seguirão o controle dos projetos, sendo assim, quando houver alunos com baixa frequência, este perderá o vínculo abrindo vagas automaticamente.

A Secretaria adquiriu também uma capa térmica para a Piscina Municipal. “Com ela, é possível manter o aquecimento da piscina, evitando a perda de calor em dias mais frios,  conseguindo uma grande economia de energia, resultando em contenção de gastos” ressalta a diretora de projetos esportivos.

Pensando em promover um atendimento de qualidade a todos os alunos da Piscina Municipal, a Secretaria de Esportes adquiriu esse ano materiais novos: prancha, macarrão, flutuador, palmar, halter e brinquedos. “Tais materiais são fundamentais para o desenvolvimento do processo de ensino pedagógico de aprendizagem da natação, tanto para auxílio e destreza dos exercícios, quanto para a ludicidade das aulas” salienta Marina.

Marina conta que além desses materiais, foi realizada a manutenção dos aquecedores, que operavam bem abaixo da capacidade, e também foi trocada toda parte elétrica da casa de máquinas, sendo possível garantir 100% de funcionamento de sua capacidade.

Outro grande ganho para o setor foi o bolsão da piscina pequena, onde são atendidos alunos da hidroginástica, buscando também a economia,  garantindo segurança, qualidade das aulas e  bem estar de nossos alunos, pois haviam muitos danos, perdendo grande quantidade de água.