Instituto de Previdência participa de congresso nacional

Ubatuba é modelo com 100% de seu corpo administrativo qualificado com certificação

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) participou do 6° Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM) realizado no município de Florianópolis, em Santa Catarina, de 6 a 8 de março.

Seis membros do IPMU participaram da programação que abordaram temas como Avaliação e Monitoramento dos Riscos, Execução e Fiscalização da Política de Investimentos, Fundos de Renda Fixa e Renda Variável, Aspectos Relevantes do Empréstimo Consignado, Pró-Gestão e Certificação Profissional, entre outros assuntos.

“O Congresso de Investimentos é um evento importante para a troca de experiências e a verificação de análises de mercado das principais casas de investimentos do mundo. O IPMU chegou à marca histórica de meio bilhão de reais investidos e o conhecimento é a melhor forma de vencer a complexidade na gestão dos recursos do Instituto”, afirmou a presidente, Sirleide da Silva.

Painel

Na ocasião, Sirleide mediou um painel com o tema “Pró-gestão e certificação profissional” composto pelo Sr. Gustavo Lopes Sinay Neves, auditor da Receita Federal do Brasil – DRPSP do Ministério da Previdência Social e do Consultor Ronaldo Borges, que discutiu os desafios das certificações e a importância desse título na condução dos institutos.

Ubatuba foi utilizada como referência, pois seu Instituto de Previdência possui 100% de seu corpo administrativo, formado por diretoria, conselhos deliberativo e fiscal e comitê de investimentos com certificação, além de possuir o nível III do manual do Pró-Gestão, ainda que com uma equipe reduzida.

“O IPMU é motivo de orgulho para o município no cenário previdenciário nacional. Ao longo dos últimos anos, colecionamos uma série de prêmios por nossa performance. Ao lado de outros institutos de previdência de maior porte, ganhamos destaque, e somos referência de qualidade em gestão previdência”, destacou a presidente.

IPMU

O IPMU possui, hoje, mais de R$ 500 milhões investidos em fundos e títulos públicos, alocados em ativos seguros, administrados por grandes instituições financeiras. As decisões são fundamentadas pelos membros do Comitê de Investimentos (baseadas em análise do cenário econômico e no passivo atuarial) que são aprovadas pelos membros do Conselho de Administração e ratificadas pelos membros do Conselho Fiscal.

Desde 2016, o IPMU desenvolve rotinas e boas práticas de governança administrativa, financeira e previdenciária, visando uma gestão técnica, eficiente e humanizada.  O resultado aparece nas conquistas de premiações organizadas pelas principais associações nacionais de previdência:

2016 4º lugar na Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária ANEPREM
2017 2ª lugar na Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária ANEPREM
2018 1ª lugar na Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária ANEPREM
2019 2º lugar na Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária ANEPREM
2019 3º lugar na Prêmio Inovação ANEPREM
2020 1º lugar no Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária ANEPREM
2020 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos da ABIPEM
2020 2º lugar no Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária – CNPP
2021 2º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos da ABIPEM
2021 1º lugar no Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária – CNPP
2021 2º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária ABIPEM