Poder Executivo Municipal

Trabalho com Libras de Ubatuba será usado como modelo em Cuiabá

Trabalho com Libras de Ubatuba será usado como modelo em Cuiabá

Representantes da empresa Foccus, juntamente com os coordenadores da Seção de Educação Especial da Diretoria de Ensino de Cuiabá, estiveram em Ubatuba na manhã desta quarta-feira, 29, para participar de uma visita técnica com o objetivo de conhecer o projeto Libras, que vem sendo implementado na rede desde 2022.

Nessa visita, foram apresentadas todas as estratégias usadas para implementar o projeto na cidade, pois o objetivo é ficar ciente sobre todas as etapas para utilizar a iniciativa como referência em todo o estado de Cuiabá.

“Visitamos a EM Marina Salete, para que eles pudessem conferir como a iniciativa funciona na prática.  A professora Ana já iniciou o projeto com seus alunos este ano, porém, é algo que ela já desenvolve desde o ano passado”, explicou o coordenador do projeto de Libras da Rede Municipal de Ensino, Rodolfo Casesque.

O projeto chegou a conhecimento da equipe de Cuiabá por meio da empresa responsável pela elaboração dos materiais em Libras adquiridos pela Rede Municipal em 2022, que fez o contato com o coordenador do projeto e comunicou o interesse do município mato-grossense em conhecer a prática.

“A iniciativa da Secretaria de Educação é muito importante para promover a inclusão, contribuindo para a ampliação do repertório linguístico e cultural da sociedade como um todo”, acrescentou a secretária da pasta Fatinha Barros, que também esteve presente na reunião.

Panorama

Atualmente, na Rede Municipal de Ensino, são atendidas pelo projeto todas as escolas de Ensino fundamental e Etapas de Educação Infantil.

Além das formações continuadas, que agora contemplam os professores das Etapas, o assunto está sendo abordado em algumas reuniões de HTPC para o Fundamental, como uma forma de atualizar o conteúdo já absorvido nas formações do ano anterior.

“As formações visam aproximar os professores da Rede com o universo da cultura surda, bem como oferecer um primeiro contato aos alunos com a língua e sua importância para inclusão e acessibilidade”, explicou Casesque. O incentivo é para que todo o conteúdo trabalhado nas formações seja multiplicado para os estudantes em sala de aula.

Outra iniciativa é a formação de um coral de Libras, composto por crianças da Rede, que se apresentam em alguns eventos da Secretaria. Saiba mais em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/encerramentolibras2022/

/* * VLibras */