Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba atende mais de 3 mil alunos

A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba atende atualmente 3,1 mil alunos nas escolinhas esportivas oferecidas pela prefeitura. As atividades são voltadas para crianças, jovens, adultos e melhor idade. Em relação ao ano de 2021 a capacidade de atendimento cresceu em pouco mais de mil alunos, passando para cerca de quatro mil.

O secretário de Esportes e Lazer, Tiago Balio ressaltou que atualmente a pasta atende cerca de 75% das vagas ofertadas, com mais de três mil alunos. “Nossa capacidade foi reduzida em mil alunos em virtude aos afastamentos médicos de quatro Educadores Físicos, mesmo com isso, estamos com a capacidade de atendimento para mais que quatro mil alunos”.

Balio destacou que o objetivo para o próximo semestre é aumentar ainda mais a capacidade. “Para o segundo semestre nós pretendemos abrir para além dessas, cerca de 1.500 novas vagas”. Devido a pandemia a secretaria não atingiu o total da capacidade de atendimento no ano passado.

A pasta está priorizando desde o início da atual gestão a descentralização das atividades esportivas e está ampliando o atendimento, atualmente são disponibilizadas 25 modalidades, em 32 locais de 23 diferentes bairros do município.

As inscrições estão sendo realizadas de maneira inédita por meio de plataforma online e estarão em processo de fluxo contínuo, ou seja, sempre que houver uma vaga disponível poderá ser feita a matrícula.

O secretário frisou a importância deste formato.  “A proposta da plataforma online de inscrição não é apenas democratizar o acesso, mas sim permitir com maior eficiência a adesão das pessoas às práticas de atividades físicas e esportivas, ou seja, conseguimos reduzir o tempo de inserção das pessoas nas atividades”.

Tiago ressaltou também que apesar de simples esse novo mecanismo tende a dinamizar o acesso das pessoas as atividades, como também possibilitar o controle e gestão das vagas. “Sabemos e reconhecemos que o sistema online necessita de atualizações, mas creio ser um passo importante para todos”.

A Secretaria de Esportes e Lazer conta atualmente com quatro projetos sociais: Atividades Aquáticas – escolinha de natação infantil e adulto, hidroginástica, hidroginástica para funcionários da prefeitura, hidroginástica saúde e treinamento de natação para crianças, adolescentes e adultos; Esportes Radicais e de Aventura – surfe, surfe adaptado e canoa polinésia; Atividades Coletivas e Individuais – atletismo, corrida de rua, basquete, futebol, futsal, tiro com arco e vôlei; e Melhor Idade – atletismo, caminhada, coreografia, ginástica, funcional, hidroginástica, jogos de mesa, tênis de mesa, ritmos, vôlei adaptado e yoga.