Equipe de manutenção escolar da Prefeitura atende mais de mil solicitações em 2021

A Secretaria de Educação de Ubatuba comemora os avanços no setor de manutenção escolar. Desde janeiro de 2021, foram atendidas 1134 solicitações recebidas em um total de 1826, mesmo com uma equipe reduzida.

Atualmente, o setor conta com uma equipe de 32 pessoas divididas em: uma equipe de capina (oito pessoas), uma equipe de obras (oito pessoas), duas equipes de elétrica (com quatro pessoas cada), uma equipe de hidráulica (duas pessoas), uma equipe de carpintaria (duas pessoas), uma equipe com o caminhão (duas pessoas), uma equipe de pintura (cinco pessoas) e um encarregado.

A tendência desse número é aumentar, pois, de acordo com a gestão da manutenção escolar, a pasta está no aguardo da licitação da ata de manutenção, que vai contemplar material e mão de obra e viabilizará os pagamentos à empresa ganhadora conforme os serviços forem executados.

“Com a ata de manutenção em vigência, a previsão de atendimentos vai melhorar e a qualidade dos serviços vai aumentar, pois os pagamentos só serão liberados após vistoria de responsável designado pela seção de manutenção escolar”, explicou a diretora de Logística e Suprimentos, Maria Olívia Torres do Valle.

Dentre os atendimentos que se destacam, estão a implementação do serviço de poda nas escolas mais necessitadas, a limpeza das caixas d’água, as dedetizações – que estão em vigência e a substituição de extintores vencidos por novos.

“Fizemos a limpeza de 163 caixas d’água e 114 filtros. Além disso, as próximas limpezas já estão agendadas e inseridas em um cronograma visando a constante manutenção, que garante a saúde de todos que consomem o recurso nas unidades”, acrescentou Maria Olívia.

Mais ações

A Educação ainda investiu em dois caminhões para os serviços básicos de manutenção nas unidades do município. Um foi adquirido e o outro foi reformado.

Com foco em otimizar serviços, unindo qualidade à economia, conforme solicitação da prefeita Flavia Pascoal, a pasta conseguiu devolver dois imóveis que estavam alugados para atendimento de Creche no bairro Estufa II.  A manutenção das casas para a devolução foi executada com a equipe de obras da manutenção, uma das justificativas da diminuição no ritmo de atendimentos no período de junho a setembro.