Ubatuba recebe veículo estadual para nebulização contra a dengue

Método combate os mosquitos; população deve colaborar eliminando criadouros

Ubatuba recebe, desde terça, 19, o veículo de nebulização (equipamento pesado) da Secretaria Estadual de Saúde utilizado para combater o mosquito Aedes aegypti.

A população do bairro que receberá o veículo deve estar atenta ao recado sonoro que antecede o processo de nebulização, pois serão veiculadas todas as informações necessárias para a comunidade se preparar para a ação. Também há a distribuição de panfletos.

É importante lembrar, ainda, que desde 2001, a aplicação de fumacê no combate à dengue foi restringida pela Secretaria de Saúde do Estado, pois o produto usado na ação tem baixa eficiência e não atinge os mosquitos que estão dentro de casa, além dos impactos ambientais.

O fumacê foi substituído pela nebulização (pequenas gotículas quase imperceptíveis), que é 90% eficaz.  “A nebulização age diretamente no mosquito, e causa bem menos transtornos ao meio ambiente e menor risco à saúde das pessoas, pois trata-se de um produto de baixa toxicidade,” explicou o coordenador de Endemias, Jorge Dantas.

“Independente de aplicação de produto, a população precisa continuar comprometida com a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor em suas residências, que são onde ficam as larvas, não deixando vasilhas, pneus ou qualquer outro recipiente que possa juntar água.  No verão faz mais calor e chove. Além de aumentar os locais com água parada, altas temperaturas aceleram a reprodução das larvas”, complementou.

Fique atento às recomendações que precedem à nebulização:

*pessoas e animais de estimação devem sair do local e retornar após 30 minutos;

* pessoas acamadas e animais que não podem sair devem permanecer em um quarto com portas e janelas fechadas durante a nebulização e esperar 30 minutos para sair;

*guarde ou cubra alimentos, água e utensílios de cozinha;

*cubra bebedouros e comedouros de animais;

*cubra gaiolas de passarinhos;

*retire todas as roupas do varal;

*mantenha portas janelas e cortinas abertas para facilitar a circulação do inseticida;

*levante roupas de cama e toalhas de mesa.

Mutirões

Uma força-tarefa reuniu agentes do setor de Endemias e diversos voluntários da prefeitura para o mutirão de combate à dengue, que aconteceu no sábado, 16, no bairro Ipiranguinha. Ao todo, foram vistoriados cerca de 2.500 imóveis em 90 quarteirões.