Poder Executivo Municipal

Primeiro fim de semana do outono chega a Ubatuba com frente fria e chuva intensa

Primeiro fim de semana do outono chega a Ubatuba com frente fria e chuva intensa

Tempo mais seco e temperaturas amenas devem predominar a partir de abril

Após o registro de altas temperaturas com a passagem de uma onda de calor, a Defesa Civil estadual prevê a chegada de uma frente fria pela região Sudeste na quinta-feira, 21, que pode provocar chuva intensa e queda das temperaturas a partir de sexta-feira, 22.

O impacto será facilmente notado, pois na quinta-feira, 21, a temperatura máxima pode chegar aos 32°C, e na sexta-feira, 22, não deve ultrapassar os 22°C. Esta frente fria criará linhas de instabilidade que trarão chuvas generalizadas para toda a região.

Meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), apontam que o final do mês de março e início do mês de abril tenha condição para pancadas de chuva isoladas.

No entanto, a partir de 2ª quinzena do mês de abril o clima ganhará características típicas do outono, que começa nesta quarta-feira, 20, e traz tempo mais seco e temperaturas mais amenas, ainda que a presença do El Niño impeça a queda dos termômetros.

Precaução

A Defesa Civil de Ubatuba está atenta e já se prepara para a possível ocorrência do fenômeno. O órgão irá acionar o primeiro Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil de Ubatuba (Nupdec) na comunidade quilombola do Camburi para prevenir ocorrências de desastres.

Outros moradores de áreas de risco de deslizamento devem redobrar a atenção a sinais como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados, pois o deslizamento de massa pode causar danos em residências.

“Caso a residência seja atingida por escorregamento de massa ou alagamento, a família deve procurar um local seguro para se abrigar. É importante lembrar que a Defesa Civil está sempre pronta a atender as ocorrências e por isso podem nos acionar pelo telefone 199 ou pelas redes sociais oficiais da Defesa Civil”, reforçou o diretor da Coordenadoria da Defesa Civil de Ubatuba, Wagner Lopes.

Ainda segundo ele, os acumulados de chuva podem chegar à casa dos 250mm, principalmente entre a tarde de quinta-feira e a noite de sexta-feira.

 

/* * VLibras */