Poder Executivo

Novas alterações em boletim da Covid-19 facilitam compreensão dos dados

Novas alterações em boletim da Covid-19 facilitam compreensão dos dados

Para aumentar ainda mais a transparência dos dados sobre a Covid-19 em Ubatuba, a Vigilância em Saúde do município incluiu alterações no boletim diário que resumem as informações sobre a doença e facilitam a compreensão para o público. O novo formato já começou a valer na edição número 144, de 06 de agosto de 2019.

O boletim agora tem um total de 14 tabelas que trazem de forma mais simples os dados sobre número total de casos confirmados, casos descartados e casos que aguardam resultado de exame, número de internados em enfermaria ou na UTI da Santa Casa, do Hospital de Campanha e fora do município, tipo de exames realizados, número de casos confirmados em profissionais da saúde e na população em geral, número de casos por bairro, número de pessoas recuperadas e número ainda em tratamento, número de óbitos e se apresentavam ou não algum fator de risco, sexo e faixa etária dos casos confirmados e lista com o número de casos confirmados por bairro.

Segundo a Vigilância em Saúde, a maior parte dessas informações já constavam do formato anterior, mas estavam misturadas em uma única tabela, o que tornava mais difícil a compreensão. Outras informações foram agrupadas como, por exemplo, o número total de pessoas que ficaram internadas, que demonstra se o caso foi grave ou não.

O boletim da Covid-19 é publicado diariamente desde o dia 16 de março de 2020 e o início das ações de enfrentamento da pandemia em Ubatuba. Todas as edições estão disponíveis na página internet específica para a Covid-19: https://www.ubatuba.sp.gov.br/covid-19/.

A Vigilância seguirá incorporando melhorias na sistematização dos dados atendendo a seu objetivo de promoção e proteção à saúde da população e de ser capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.

Confira a lista completa de tabelas do boletim em novo formato:

– Distribuição do número de casos notificados de Síndrome Gripal, segundo a classificação do caso, no município de Ubatuba, em 2020.

– Distribuição do número de casos suspeitos de COVID-19 internados atualmente, segundo o serviço de internação, notificados ao município de Ubatuba, em 2020.

– Distribuição do número de casos notificados suspeitos de COVID-19, segundo o encerramento do caso, no município de Ubatuba, em 2020 (se é caso que foi confirmado, se é descartado ou se ainda aguarda resultado de exame)

– Distribuição do número de casos suspeitos de COVID-19, segundo o critério de confirmação dos casos, no município de Ubatuba, em 2020 (se confirmado por exame RT-PCR, que detecta moléculas do vírus, ou se por teste rápido, que detecta anticorpos)

– Distribuição de casos confirmados de COVID-19, segundo o segmento populacional (profissionais da saúde ou população em geral), no município de Ubatuba, em 2020

– Distribuição de casos confirmados de COVID-19, segundo a presença de sinais e sintomas, no município de Ubatuba, em 2020.

– Distribuição do número de casos confirmados de COVID19, segundo o bairro de residência do paciente, no município de Ubatuba, em 2020.

– Distribuição de casos confirmados de COVID-19, segundo a evolução do caso, no município de Ubatuba, em 2020.

– Distribuição do número de casos confirmados de COVID19, segundo o sexo do paciente, no município de Ubatuba, em 2020.

– Distribuição do número de casos confirmados de COVID19, segundo a faixa etária do paciente, no município de Ubatuba, em 2020.

– Distribuição de casos suspeitos/confirmados de óbito por COVID-19, segundo o critério de confirmação do óbito, no município de Ubatuba, em 2020.

– Distribuição do número de óbitos confirmados de COVID19, segundo a faixa etária do paciente, no município de Ubatuba, em 2020.

– Distribuição do número de óbitos confirmados de COVID19, segundo a ocorrência de fator de risco para complicações, no município de Ubatuba, em 2020.

– Distribuição de número de testes rápidos realizados em inquéritos sorológicos para COVID-19, segundo o resultado, no município de Ubatuba, em 2020.

Funcionario