Obras da EMEI Bessie seguem com verbas próprias da Educação

A construção da nova sede da EMEI Profª Bessie Ferreira Osório de Oliveira, no Itaguá, segue a todo vapor com materiais, equipamentos e mão de obra custeados pela própria Secretaria Municipal de Educação. A obra teve início no último mês de março e está prevista para ser entregue em agosto de 2023.

Nesta semana, a secretária de Educação, Fatinha Barros esteve conferindo pessoalmente o andamento da construção, orçada em R$ 5.132.075,15. De acordo com a empresa responsável pela execução do projeto, a obra já avançou quase 30%.

A nova creche contará com 10 salas de aula, entre elas quatro de berçário e seis de maternal. Toda a planta é voltada para bebês e crianças, da faixa etária dos quatro meses aos menores de 4 anos, etapa que integra a primeiríssima infância e prevê estrutura planejada e adaptada para os pequenos como, por exemplo, o investimento em segurança com a colocação de tomadas elevadas.

“A nova Bessie contará com espaços externos que oportunizarão inúmeras possibilidades de vivências pedagógicas e vão proporcionar às crianças momentos de brincadeiras, interações, contato com elementos da natureza, possibilitando experiências de exploração, descobertas, investigação, entre tantas outras.  Esses espaços contribuirão para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos dentro de uma proposta educacional que respeita a criança e suas necessidades”, ressaltou Fatinha.

A nova EMEI Bessie será instalada na rua Capitão Felipe, 289, Itaguá.

Histórico

Construída há mais de 20 anos, a antiga unidade que abrigava a EMEI Bessie era muito quente por conta da construção em concreto e alvenaria, além dos banheiros serem construídos com material antigo. Além disso, o imóvel constantemente era atingido por enchentes decorrentes da alta do Rio Tavares, situação que gerava um verdadeiro transtorno para os servidores, pais e alunos. Atualmente, a creche atende 44 crianças. Com a ampliação, a proposta é atender, no mínimo, 250 crianças.