Poder Executivo Municipal

Inscrições abertas para oficinas culturais online para o mês de outubro

Inscrições abertas para oficinas culturais online para o mês de outubro

Estão abertas as inscrições para diversas oficinas culturais online e gratuitas que acontecerão em outubro e serão oferecidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis – Organização Social de Cultura.

As inscrições iniciam nesta quinta-feira, dia 8, e seguem até o preenchimento das vagas disponíveis para as oficinas. Para se inscrever é necessário entrar nos links de cada curso e conferir a faixa etária e os materiais exigidos antes de confirmar o cadastro.

As atividades são gratuitas e acontecem ao vivo através do aplicativo Zoom. Para o mês de outubro, os temas das oficinas são variados, como dança, leitura, escrita teatral, produção cultural, fotografia criativa, narrativa audiovisual, entre outros assuntos.

As oficinas são apoios à cultura, à língua e à literatura, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sociocultural e educacional como complemento da formação de estudantes e público em geral.

Confira as oficinas disponíveis e os links para inscrição:

CLUBE DE LEITURA – UM BRASIL EM MUITOS GÊNEROS

Coordenação: Felipe Souza

Datas e horários: dias 3, 5, 10, 17, 19, 24 e 26 de outubro, das 18h30 às 20h30

Inscrições: até o preenchimento das 60 vagas

Público-alvo: Acima de 16 anos, interessados em literatura em geral.

Sobre a oficina: Clube de leitura focado na literatura brasileira contemporânea, com destaque para três gêneros literários: conto, poesia e romance. Além da discussão dos livros, será feito um panorama da produção literária brasileira em cada um dos três gêneros, de modo a apresentar outras obras e autores. Para uma maior imersão, serão propostos ainda exercícios de criação de textos, os quais serão lidos e discutidos ao longo dos encontros. Uma seleção de textos de cada obra será disponibilizada aos participantes antes de cada encontro, de modo a que possam fazer as leituras com antecedência.

Link para inscrição: https://forms.gle/pUeEDGRMbiumZCRs9

 

ENCONTROS E DIÁLOGOS – FELICIDADE E O EXCESSO DE POSITIVIDADE

Coordenação: Eliana C. Curvelo

Data e horário: dia 6 de outubro, das 18h30 às 20h30

Inscrições: até o preenchimento das 60 vagas

Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos

Sobre a oficina: Esta atividade busca provocar diálogos sobre nossas percepções de felicidade e da sobrecarga de positividade em nosso cotidiano, que nos individualiza e nos encarcera em padrões que nos excluem de nossas próprias vidas.

Link para inscrição: https://forms.gle/HkksVVUgthpdzbA4A

 

ENCONTROS E DIÁLOGOS – A ARTE E A GUERRA

Coordenação: Eliana C. Curvelo

Data e horário: dia 11 de outubro, das 18h30 às 20h30

Inscrições: até o preenchimento das 60 vagas

Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos

Sobre a oficina: Esta atividade busca provocar diálogos sobre como estamos nos comportando uns com os outros no nosso cotidiano. A arte e as produções artísticas podem mobilizar novas formas de pensamento crítico sobre a nossa vida e proporcionar a conscientização sobre como fazemos guerra todos os dias e como podemos iniciar um outro movimento.

Link para inscrição: https://forms.gle/AgfiUpPNptr4VJ1a7

 

OFICINA: PRATICANDO DUCHAMP: APROPRIAÇÃO E ASSEMBLAGEM NAS ARTES VISUAIS 

Coordenação: Marietta Toledo

Datas e horários: dias 24, 26 e 28 de outubro, das 10h às 12h

Inscrições: até o preenchimento das 50 vagas

Público-alvo: Interessados em artes visuais.

Materiais necessários: tesoura, cola, papel, tecidos, objetos diversos como, botões, moedas, parafusos, tampinhas de garrafa entre outros.

Sobre a oficina: Esta oficina tem por objetivo instigar os participantes a criar trabalhos artísticos a partir da ressignificação de objetos e da construção de esculturas feitas pelo método da assemblagem (reunião de utensílios diversos de maneira que juntos surja uma obra de arte com um novo significado dos objetos utilizados). A principal inspiração ou base teórica será a vida e obra de Marcel Duchamp, artista que rompeu com a tradição do humanismo nas artes visuais, desmistificou o artista e abriu as possibilidades de produção de obras de arte ou, melhor dizendo, ressignificou o objeto de arte, criando o ready made, e principalmente o discurso artístico.

Link para inscrição: https://forms.gle/fL3zxpqna7WXCY8r7

 

OFICINA: DANÇAS AUTORAIS E VIDEODANÇA 

Coordenação: Cibele Ribeiro

Datas e horários: dias 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 10h às 12h

Inscrições: até o preenchimento das 30 vagas

Público-alvo: Bailarinos, atores, performers, músicos, artistas plásticos (estudantes ou profissionais) e interessados em geral.

Sobre a oficina: A oficina parte do intuito de proporcionar aos participantes vivências criativas e experiências de composição de movimentos e de cenas em vídeo e para a linguagem híbrida da videodança, integrando a expressão natural, cotidiana e a técnica de dança. A videodança é hoje um meio de expressão pessoal e social, além de importante meio de divulgação dos trabalhos em dança, assim como ponto de partida para outros processos criativos.

Link para inscrição: https://forms.gle/FHU1o3XShB62aMDL6

 

OFICINA: PERSONAS ANÔNIMAS (OFICINA DE MÁSCARAS EM UPCYCLING) 

Coordenação: Daniel Normal

Datas e horários: dias 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: até o preenchimento das 20 vagas

Materiais necessários: materiais que seriam descartados (em especial roupas, acessórios, embalagens, caixas, etc), cola quente, tesouras, estiletes, agulhas e linhas, cola branca, cola de tecido, grampeador.

Sobre a oficina: Upcycling é o processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos. Em contraste com a reutilização ou a reciclagem, o Upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais. Os participantes poderão criar novas personas e/ou seres que os represente como identidade através de máscaras.

Link para inscrição: https://forms.gle/Y4yBDdG8tDBrBPgc6

 

OFICINA CONHECENDO A RABECA 

Coordenação: Fernando Barroso

Datas e horários: dia 13 de outubro, das 18h30 às 21h30

Inscrições: até o preenchimento das 15 vagas

Público-alvo: Interessados em geral

Sobre a oficina: A oficina de Rabeca tem por objetivo proporcionar aos participantes uma vivência prática e teórica do universo musical da rabeca, trazendo referências musicais e sugestões de maneiras diversas de tocar e construir este instrumento.

Link para inscrição: https://forms.gle/yT4x2akZqzxea3Xb8

 

OFICINA: STREET DANCE – LEVEL ONE

Coordenação: Matheus Mira

Datas e horários: dias 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 18h30 às 20h30

Inscrições: até o preenchimento das 35 vagas

Público-alvo: Iniciantes a partir de 16 anos

Sobre a oficina: A atividade aborda as expressões corporais que deram origem às linguagens da dança, a partir das nomenclaturas e contextos históricos. O participante será convidado a trabalhar variados níveis de dimensionalidade, velocidade e texturas tendo como principal foco o Hip Hop Dance (NY, L.A, EUR), popping (e danças culturalmente unificadas) e house music.

Link para inscrição: https://forms.gle/uqKP3mHe8zdGGu3n9

 

OFICINA: DIONISO: MITO, TRAGÉDIA GREGA E ARQUÉTIPO 

Coordenação: Patrícia Teixeira

Datas e horários: dias 3, 5, 7 e 10 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: até o preenchimento das 50 vagas

Público-alvo: Profissionais e estudantes de teatro, cinema, roteiristas, dramaturgos, escritores, psicólogos, educadores, contadores de histórias e interessados no tema.

Sobre a oficina: Esta oficina apresenta uma visão do deus grego Dioniso como mito precursor da origem do teatro na Grécia, estabelecendo sua relação com o nascimento da tragédia grega na perspectiva de Nietzsche e como força arquetípica presente na psique humana desde a antiguidade até a atualidade, segundo a leitura de Carl Gustav Jung – fundador da Psicologia Analítica.

Link para inscrição: https://forms.gle/6YXYRL6QseBrg4vL6

 

PALESTRA: FICÇÃO CIENTÍFICA: IMAGINAÇÃO E LITERATURA

Coordenação: Ana Rüsche

Datas e horários: dia 4 de outubro, das 18h30 às 21h30

Inscrições: até o preenchimento das 50 vagas

Público-alvo: Pessoas que gostam de ficção científica, incluindo as com menos familiaridade com o gênero.

Sobre a oficina: A ficção científica concede importantes ferramentas imaginativas para darmos conta de lidar com nossa realidade e com a mudança. A partir de ícones clássicos, a atividade passará por manifestações diferentes desse gênero literário tão potente, de robôs às inteligências artificiais, de espécies geneticamente modificadas a alienígenas de estrelas distantes.

Link para inscrição: https://forms.gle/LMfn8FGCJUN2FGNP7

 

PALESTRA DE LITERATURA INDÍGENA: A CATEGORIA PERSONAGEM

Coordenação: Julie Dorrico

Datas e horários: dia 31 de outubro, das 18h30 às 20h

Inscrições: até o preenchimento das 50 vagas

Público-alvo: Educadores da rede básica e ensino superior; mediadores de leitura; estudantes (ou não) de escrita criativa.

Sobre a oficina: Esta palestra pretende abordar a categoria de personagens das obras autorais indígenas no que tange aos humanos e não humanos. A atividade de leitura consiste em sinalizar para os leitores educadores e mediadores de leitura o paradigma indígena do pertencimento à floresta, uma vez que usa o livro editorial para manifestar as narrativas cosmológicas e culturais próprias. Também serão projetados objetos, animais e crenças trazidos pelos personagens como forma de aproximar o público indígena e não indígena da cultura do livro apresentado. A exposição também intenciona convidar os participantes a elaborarem sugestões de oficinas que incluam a literatura indígena nos exercícios de sala de aula e mediação de leitura desde uma abordagem antirracista nativa.

Link para inscrição: https://forms.gle/FVyNwriNKnnuaJTM6

 

PALESTRA: CRIAÇÃO DE NARRATIVA AUDIOVISUAL 

Coordenação: Fábio Ranzani

Datas e horários: dia 5 de outubro, das 18h30 às 20h30

Inscrições: até o preenchimento das 30 vagas

Público-alvo: Para aquelas pessoas que já tenham desenvolvido ou queiram desenvolver uma narrativa para qualquer formato de comunicação.

Sobre a oficina: Neste encontro busca-se compreender e introduzir as bases para a criação de uma narrativa audiovisual. A Oficina tem como objetivo passar os conceitos básicos para a criação de uma história: personagem, estrutura narrativa, conflito e elementos visuais.

Link para inscrição: https://forms.gle/1b7nL3pwCShYSHZa9

 

OFICINA: A CRIAÇÃO TEATRAL INSPIRADA POR ARTISTAS LATINO-AMERICANAS – FEMINISMO E DISSIDÊNCIAS

Coordenação: Viviane Dias

Datas e horários: dias 4, 6, 11 e 13 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: até o preenchimento das 25 vagas

Público-alvo: Interessados em teatro, feminismo, temas contemporâneos, América Latina. Estudantes de escolas públicas. Pessoas interessadas na cena e no texto.

Sobre a oficina: Como as obras de artistas mulheres podem nutrir novos imaginários? Como as propostas de certas criadoras, mulheres acostumadas à desobediência da cultura hegemônica, masculina, podem ajudar nossos esforços criativos no teatro? A oficina pretende ser não apenas um espaço de fomento ao teatro, de forma livre e acessível, mas também de discussões éticas e estéticas ligadas à necessária valorização da mulher em nossa sociedade e produção de imagens alternativas às do sistema de pensamento dominante (patriarcal). Trata-se de uma oficina para pessoas interessadas em teatro (atuação e dramaturgia) e voz feminina latino-americana. A oficina propõe um olhar sobre obras – na sua intrínseca relação forma-conteúdo – que constelam imaginários para além daquele imposto pelos colonizadores, patriarcal, na busca de enzimas criativas. E a criação de textos e cenas.

Link para inscrição: https://forms.gle/cKAV8hhusmVJqiM1A

 

OFICINA: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E PORTFÓLIOS

Coordenação: Natalie Mirêdia

Datas e horários:

Turma A: dias 3, 4, 10 e 11 de outubro, das 18h30 às 20h30

Turma B: dias 17, 20, 24 e 27 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: até o preenchimento das 25 vagas

Público-alvo: Jovens, estudantes, artistas, agentes culturais, profissionais da área de arte e cultura, interessados em documentação de artista em geral, arte educadores.

Sobre a oficina: Esta oficina visa realizar o acompanhamento e desenvolvimento de projetos e portfólios na área de arte e cultura em geral. A oficina visa incentivar a produção artística em artes visuais e demais áreas correlatas através da proposição de exercícios poéticos e discussão dos projetos em artes dos participantes.

Link para inscrição:

TURMA A: https://forms.gle/7BDM7N4Ykb1E772S8

TURMA B: https://forms.gle/SGaXF4x6TLpurcFD6

 

OFICINA: INTRODUÇÃO A FOTOGRAFIA CRIATIVA 

Coordenação: Melissa Szymanski

Datas e horários:

Turma A: dias 3, 5, 7,10 de outubro, das 10h às 12h

Turma B: dias 4, 6, 11 e 13 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: até o preenchimento das 50 vagas

Público-alvo: Pessoas que buscam aprender a fotografia de maneira criativa e consciente, aplicando esse conhecimento no seu cotidiano.

Observação: Não é necessário possuir câmera fotográfica digital ou analógica para realizar a oficina. Se o participante possuir, importante ter a câmera e o manual em mãos.

Sobre a oficina: Esta oficina visa mostrar o quão importante é aprender os pilares da fotografia e entender o percurso da luz, partindo da premissa que será ensinado o modo manual, dando ênfase nas câmeras:  SLR, DSLR e semiprofissionais e as seguintes funções: ISO,  as diferenças entre: negativo e positivo, tipos e tamanhos de arquivos na câmera digital, Velocidade do Obturador, Distância focal, Abertura do Diafragma e Fotometria, permitindo que o aluno inicie a fotografar de maneira consciente.Com essa base, começa-se a perceber que é possível chegar em resultados satisfatórios em qualquer temática que venha a desenvolver.

Link para inscrição:

TURMA A: https://forms.gle/m2QXdH9Db7xUAjST6

TURMA B: https://forms.gle/cHS1FUaZ2refsBeG9

 

OFICINA DE ESCRITA: “POÉTICAS DO INCONSCIENTE”

Coordenação: Isabela Sancho

Datas e horários: dias 17, 19, 24, 26 de outubro, das 18h30 às 20h30

Inscrições: até o preenchimento das 40 vagas

Público-alvo: a partir de 16 anos, pessoas, interessadas em literatura e artes visuais.

Materiais e equipamentos necessários: computador com acesso a câmera, microfone e acesso a software para digitação textual.

Sobre a oficina: Da atenção flutuante à livre associação, passando pelas impressões das memórias e pelas produções dos sonhos, considerando a obra de Sigmund Freud, a oficina propõe a discussão de referências literárias que dialoguem com alguns conceitos da teoria psicanalítica, favorecendo processos criativos em poesia.

Link para inscrição: https://forms.gle/8ynpxWuB1Q2y86487

 

OFICINA: A MÍMICA E O LÚDICO PARA PROFESSORES/CONTADORES DE HISTÓRIAS

Coordenação: Carlos Alberto Javkin

Datas e horários: dias 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 18h30 às 20h30

Inscrições: até o preenchimento das 20 vagas

Necessidades: espaço confortável para mexer o corpo.

Sobre a oficina: A Oficina é um laboratório prático onde abordamos elementos da técnica de mímica e de expressão corporal, dando ênfase a conceitos como Espaço, Tempo e Ritmo, fundamentais para manter a atenção da “plateia” com um direcionamento para a linguagem lúdica em contato direto com o público.

Link para inscrição: https://forms.gle/VDkXbE8b2eDViTdb6

 

OFICINA: PRODUÇÃO CULTURAL: GESTÃO DE PROJETOS

Coordenação: Thayse Guedes

Datas e horários: dias 3, 5 e 7 de outubro, das 14h às 16h.

Inscrições: até o preenchimento das 25 vagas

Necessidades: espaço confortável para mexer o corpo.

Sobre a oficina: Esta oficina buscará sanar dúvidas e aperfeiçoar os conhecimentos de artistas, produtores, coletivos e pessoas ligadas à gestão de espaços culturais (públicos e privados), que têm o desejo de analisar e discutir o cenário atual de políticas públicas voltadas para a cultura. O objetivo é levantar as possibilidades de fortalecimento de diálogo entre agentes culturais e poder público, de forma que se executem projetos e leis que estejam alinhados com o ponto de vista da gestão pública e dos fazedores de cultura que atuam nas suas respectivas regiões. A formação se focará principalmente nas Leis Aldir Blanc (1 e 2) e Paulo Gustavo, como exemplo de participação dos artistas e produtores na implementação dessas políticas em cada município.

Link para inscrição: https://forms.gle/sEofXPthYKtBQ6DJA

 

ENCONTROS LÍRICOS COM LA SONNAMBULA, ÓPERA DE VINCENZO BELLINI 

Coordenação: Sérgio Casoy

Datas: dias 5 e 6 de outubro, das 18h30 às 20h30

Inscrições: até o preenchimento das 40 vagas

Público-alvo: interessados em ópera

Sobre a oficina: O formato denominado “Encontro Lírico” consiste em, tomando uma determinada ópera como tema, discorrer sobre suas origens e detalhes que envolvem sua criação – apoiada por exibição de imagens via Power Point – e a em seguida exibir e comentar, em vídeo, seus trechos mais significativos, retirados de várias produções daquela ópera para que os alunos possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar às várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer. La Sonnambula é a sétima ópera de Bellini, composta para atender a uma encomenda do Teatro Carcano de Milão, onde estreou em 1831. Sua partitura é envolta pela delicada melancolia musical tão característica do romantismo de Bellini, e é uma verdadeira celebração do belcanto italiano, instrumento excelente para narrar as confusões amorosas da protagonista devidas ao seu sonambulismo. La Sonnambula, classificada como ópera semi seria, é uma comédia romântica deliciosa com final feliz. Com Sergio Casoy, professor e pesquisador de música lírica, autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”.

Link para inscrição: https://forms.gle/wbZhnNP4uFcpt7dGA

 

OFICINA: PRÁTICAS DE ESCRITA TEATRAL: DA IDEIA AO TEXTO

Coordenação: Victor Nóvoa

Datas e horários: dias 19, 21, 26 e 28 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: até o preenchimento das 30 vagas

Público-alvo: Escritoras/es, roteiristas, dramaturgas/os, poetas e qualquer pessoa interessada em desenvolver sua poética de escrita.

Sobre a oficina: Esse curso busca despertar um estado permeável para arriscar-se na escrita em qualquer formato que o participante deseje. É um curso que pensa a experiência da escrita como potência expressiva da própria vida e estimula o olhar atento e aprofundado de cada participante nas suas memórias vividas nos territórios da cidade. Lembranças do próprio corpo no tecido urbano, tanto em convívio nas vias públicas, quanto em solidão nas esferas íntimas. Um/a escritor/a que busca a si, mas não o em-si-mesmamento, pois percebe-se sujeito/a relacional no território que ocupa e transita pela cidade.

Link para inscrição: https://forms.gle/eba95sYbu5pfF6Xf6

 

/* * VLibras */