Poder Executivo Municipal

Saúde disponibiliza suporte telefônico para pacientes oncológicos

Saúde disponibiliza suporte telefônico para pacientes oncológicos

Neste mês de setembro, o Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico de Ubatuba completa um ano de existência e se destaca no acolhimento, no acompanhamento e no auxílio aos moradores da cidade que precisam de tratamento contra cânceres. O núcleo atende presencialmente no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Postão da Avenida Rio Grande do Sul, das 8h às 14h, e também oferece suporte aos pacientes pelo telefone (12) 3834-2325, por ligação ou WhatsApp.

A enfermeira do núcleo, Sueli Pedrosa, explica que o acompanhamento pelo celular facilita diversos atendimentos, evitando que o paciente tenha que se locomover por grandes distâncias para solucionar problemas simples. “Os tratamentos oncológicos costumam ser cansativos e o WhatsApp se torna uma ferramenta prática e importante para os usuários. Além do acompanhamento, disponibilizamos orientações de saúde, bem-estar e cuidados, oferecendo ainda o esclarecimento de dúvidas e até terapia online com uma psicóloga”, ressaltou Sueli.

O suporte pelo telefone é recomendado em horário comercial, das 8h às 17h, mas em casos de emergência, as mensagens também podem ser respondidas em horários diferenciados.

Implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, o Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico foi uma necessidade por considerar o número crescente dessa demanda no município, a complexidade da doença e dos tratamentos, bem como as necessidades diversas dos pacientes oncológicos.

O setor atua como um facilitador e intermediador entre os pacientes e os serviços oferecidos, principalmente em outros municípios, com a missão de otimizar etapas para o tratamento, evitar abandonos e faltas e monitorar a evolução dos pacientes. Também faz parte dos serviços oferecidos promover ações de rastreamento e diagnóstico precoce de cânceres, oferecer apoio psicológico e de nutrição (em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF) e preparar os pacientes para o enfrentamento da doença e para uma vida depois do câncer.

/* * VLibras */