Poder Executivo Municipal

Escolas podem se inscrever no projeto Onda Sustentável

Escolas podem se inscrever no projeto Onda Sustentável

Escolas da Rede Municipal de Ensino devem ficar atentas ao prazo limite de inscrição para participar do projeto Onda Sustentável – uma iniciativa viabilizada pela parceria entre o Parque Estadual da Ilha Anchieta, APA Marinha Litoral Norte e Projeto Mar Sem Lixo.

Para participar do Processo Seletivo da terceira edição do programa, é necessário preencher um formulário online até o dia 3 de abril, que pode ser acessado aqui.

A proposta é levar aos quintos anos das escolas públicas do Município de Ubatuba, a discussão crítica em torno de temáticas socioambientais relacionadas ao nosso consumo diário, os resíduos gerados desse consumo, os impactos dos resíduos no meio ambiente e em nossas vidas, além de reflexões e ações para uma relação saudável com o planeta.

O Projeto Onda Sustentável foi elaborado pela equipe do Parque Estadual Ilha Anchieta e a Marina Kauai no âmbito do Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul da Marina Kauai e teve sua primeira edição em 2019 proporcionando uma aproximação do município com Unidades de Conservação e problemáticas ambientais.

A segunda edição do Onda Sustentável aconteceu em outubro de 2022 e contemplou a Escola Municipal Professor Ernesmar de Oliveira. Algumas pessoas recebem formação e são capacitadas como monitores, cuja responsabilidade é desenvolver as atividades na escola e saídas de campo. As atividades visam a promoção do diálogo e a colaboração de todas essas instituições do poder público e da sociedade civil em prol de um objetivo comum que é trabalhar as temáticas do ‘Lixo nos mares’, ‘Destinação de resíduos’ e ‘Consumo consciente’.

Além de incentivar a busca de soluções para problemas ambientais, o projeto vai ao encontro dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU visando garantir padrões de produção e de consumo sustentáveis e a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

/* * VLibras */