PEIA passa a contar com operação de Turismo Ecológico

Representantes da Prefeitura de Ubatuba estiveram no Parque Estadual da Ilha Anchieta (Peia) no último sábado, 15, para prestigiar a cerimônia de a assinatura do Termo de Permissão de Uso dos Serviços de Ecoturismo no local. Estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Guilherme Adolpho, e a secretária de Turismo de Ubatuba, Thaila Brito.

De acordo com a Fundação Florestal, que gerencia o patrimônio natural, histórico e cultural do Peia, a medida busca ampliar o ecoturismo e a manter a conservação da biodiversidade, além de fomentar a atividade socioeconômica na região, incluindo a contratação de mão de obra local.

Apenas a execução dos serviços de apoio ao ecoturismo foi passada para a iniciativa privada, entretanto, continua sendo fiscalizada pela Fundação. A empresa Ebram Fiori Hostels foi vencedora do processo de permissão de Uso das áreas de uso público do Peia, que consiste na delegação de serviço adotada pelo estado para estabelecer parcerias com a iniciativa privada e tem a duração de 10 anos.

A proposta é que os parceiros do segmento de serviços de ecoturismo melhorem a experiência do visitante, aproximando-o da natureza, de forma absolutamente regrada, de acordo com o plano de manejo que define, inclusive, uma capacidade máxima de pessoas por dia na ilha, evitando o aumento de um turismo predatório.  Estima-se que o local receba uma média de 40 mil visitantes por ano.

“A parceria com a iniciativa privada permitirá melhor atendimento aos turistas, além de ampliar o monitoramento da visitação. Com essa ação também permitimos o desenvolvimento socioeconômico no litoral, uma vez que 70% dos colaboradores contratados deverão residir nas cidades de Ubatuba e Caraguatatuba”, explicou a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

O representante da empresa vencedora do processo licitatório, Vinicius Ebram Fiore, reconheceu que a gestão é um grande desafio, porém, expressou a disposição de desenvolver um trabalho visando a preservação do meio-ambiente. “Sabemos que essa é uma grande responsabilidade, mas estamos prontos e determinados a cumprir essa missão com sucesso. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos no processo licitatório, desde os membros da comissão de licitação até os outros concorrentes que tornaram essa uma competição justa e saudável. A Ilha Anchieta é um patrimônio natural e histórico de grande importância, que abriga uma rica biodiversidade e uma história fascinante. Estamos cientes de que essa é uma tarefa complexa, mas acreditamos que, juntos, podemos enfrentar os desafios e promover a conservação ecológica e o turismo sustentável”, garantiu.

O secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Guilherme Adolpho, comentou sobre a importância da proposta ganhadora valorizar o patrimônio natural, o Turismo e a cultura. “Estou muito feliz por ter visto que os vencedores do certame são empresários de Ubatuba e que já desenvolvem um trabalho extremamente representativo.  Para o segmento, para todos gestores públicos e, principalmente, para o município, foi uma grande vitória”, disse.

Saiba mais em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/assinaturapermissaoilha/