Fundação Florestal assina permissão de uso da Ilha Anchieta

A Fundação Florestal realiza a assinatura do Termo de Permissão de Uso dos Serviços de Ecoturismo do Parque Estadual Ilha Anchieta no sábado, 15, às 11 horas, na Ilha Anchieta.

A permissão de Uso das áreas de uso público do Parque Estadual Ilha Anchieta (Peia) é uma modalidade de delegação de serviço adotada pelo estado para estabelecer parcerias com a iniciativa privada e tem a duração de 10 anos. A proposta é trazer parceiros do segmento de serviços de ecoturismo para melhorar a experiência do visitante, aproximando-o da natureza, de forma absolutamente regrada, de acordo com o plano de manejo que define, inclusive, uma capacidade máxima de pessoas por dia na ilha, não havendo que se falar no aumento de um turismo predatório.

O patrimônio natural, histórico e cultural do Peia continua sob gestão direta da Fundação Florestal, apenas a execução dos serviços de apoio ao ecoturismo é passada para a iniciativa privada, mas continua sendo fiscalizada pela Fundação.

É importante esclarecer que não se trata de concessão, mas permissão de uso. Não abrange as praias, não há a possibilidade de se ocupar as ruínas do presídio ou construir um hotel na ilha, mas apenas usar as estruturas que já eram destinadas para a hospedagem de poucos, mas que agora serão abertas para a sociedade como um todo. Também competirá ao permissionário a manutenção de todas as edificações do Parque, inclusive o alojamento dos pesquisadores.