Dicas de segurança são tema de palestra com alunos da Melhor Idade

O Programa Educacional Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou na manhã desta quinta-feira, 10, uma palestra sobre ‘Dicas de segurança para a melhor idade’, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. A palestra voltada para idosos do projeto Melhor Idade da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL)  foi ministrada pelo Cabo Silva Costa, do Corpo de Bombeiros de Ubatuba.

O Cabo Silva Costa ressaltou métodos para prevenção de acidentes domésticos, ensinou como reagir em casos de emergência e falou também sobre a importância da prática de atividade física na melhor idade. “O ideal é que a pessoa acima de 60 anos pratique exercícios sempre que possível, pois, o corpo perde a resistência com o decorrer do tempo, tanto muscular quanto óssea, então é indicado estar fortalecendo o corpo, para ajudar na prevenção de queda bruscas, como por exemplo”.

Ele informou ainda que a maioria dos atendimentos a pessoas na melhor idade são em razão de quedas. “Os acidentes domésticos acontecem em grande parte para pessoas acima dos 60 anos, que consideramos a melhor idade, é muito comum acidente como quedas e incêndios dentro da própria residência. Cerca de 44, 24% das ocorrências atendidas no último ano foram em razão de quedas, da própria altura ou de um nível ao outro”, completou.

Fátima de Oliveira Alves de Abreu, 66 anos, participou da palestra, afirmou ter gostado e sanado todas as dúvidas. “Eu sofri um tombo há pouco tempo atrás, que me causou uma fratura exposta, escorreguei dentro de casa e cai da própria altura. Agora com essa palestra, vou me prevenir mais, com cuidados com tapetes, comprar calçados sempre antiderrapante e tomar cuidado ao lavar o chão com água e sabão”. Ela contou também que atualmente ela pratica exercícios que fazem parte do projeto da melhor idade, oferecidos pela Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, realizada entre janeiro e setembro de 2013, 65% das pessoas que eram internadas tinham seus problemas traumato-ortopédicos provenientes de quedas.

Conforme estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 424 mil pessoas morrem por ano em todo o mundo devido a quedas, sendo que 80% destas se localizam em países de baixa e média renda (OMS/2012). De 30% a 60% da população com mais de 65 anos cai anualmente e, dessas quedas, de 40% a 60% levam a algum tipo de lesão.

Algumas dicas de como prevenir acidentes:

• Preferir tapetes emborrachados e que não escorreguem
  • Deixar espaço livre para caminhar
  • Evitar escadas sem corrimão ou com degraus estreitos
  • Manter o quarto iluminado, principalmente à noite, quando houver circulação pela casa
  • Utilizar calçados de salto baixo e com solado que não escorregue
  • Instalar barras de segurança nos banheiros e utilizar tapetes emborrachados e que não escorreguem
  • Quando utilizar o fogão, de preferência às bocas de trás e coloque os cabos das panelas voltados para o lado de dentro do fogão.
  • Em caso de fogo em panelas com gordura, desligue o fogão e o registro de gás. Em seguida cubra a panela com um pano molhado ou com uma tampa. NUNCA JOGUE ÁGUA!

Em caso de EMERGÊNCIA ligue 193 – Bombeiro