Poder Executivo Municipal

Programa “CRAS no Bairro” vai até a Aldeia Renascer

Programa “CRAS no Bairro” vai até a Aldeia Renascer

A equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da região sul de Ubatuba esteve na Aldeia Renascer, no bairro do Corcovado, como parte do programa “CRAS nos Bairro” na quinta-feira, 10.

O programa tem como objetivo levar os serviços disponíveis no equipamento para os moradores de bairros de difícil acesso.

O assistente social faz o atendimento técnico para levantar a demanda necessária. Também é feita a inserção das famílias no Cadastro Único (Cadúnico), um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. No período da manhã, foram atendidas 10 pessoas.

No caso da aldeia, a própria comunidade levanta as necessidades e informa a equipe do CRAS sobre quem precisa fazer o cadastro e estar incluído em algum programa do governo devido à vulnerabilidade.

“A demanda varia muito. Fazemos esse trabalho mensalmente e o número de participante flutua, às vezes há muitos, às vezes, poucos. O mesmo programa também é realizado pelo CRAS Ipiranguinha, na região Oeste, e pelo CRAS Centro, que atende também toda a região norte”, explica Ana Cristina de Oliveira, coordenadora do CRAS Maria Balio, na região sul.

/* * VLibras */