Prefeito Délcio Sato assume a presidência do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte

O prefeito Délcio Sato (PSD), de Ubatuba, foi eleito presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) em reunião plenária realizada na manhã desta sexta-feira, 24, no Ubatuba Iate Clube, no Saco da Ribeira. A reunião deu posse aos representantes da nova gestão e elegeu a coordenação para o biênio 2017-2019.

O encontro contou com a participação dos prefeitos Marcio Tenorio, de Ilhabela, e José Pereira de Aguilar Junior, de Caraguatatuba, além do vice-prefeito de São Sebastião, Hamilton Pacheco, de integrantes dos secretariados municipais, de representantes de organizações da sociedade civil, de órgãos do governo do Estado e de vereadores da Câmara Municipal de Ubatuba.

Na mesa de abertura, os participantes lembraram o Dia Mundial da Água, celebrado no 22 de março, e destacaram a importância do CBH na gestão desse recurso. “A água é fundamental para a vida, para o desenvolvimento econômico e para a saúde. O Litoral Norte é uma região que tem atraído muita gente e necessita de água de qualidade para abastecer seus moradores e visitantes”, destacou o secretário-executivo adjunto do CBH-LN, Fabio Pincinato, que reforçou a importância desse colegiado para o futuro da região.

A secretaria-executiva apresentou aos participantes da reunião o funcionamento do CBH-LN, suas atribuições e os desafios atuais ao se pensar a gestão hídrica. É o caso, por exemplo, do aumento das ocupações irregulares, da perda de balneabilidade da água e das mudanças climáticas, que têm inúmeras consequências, como os eventos intensos de chuva e o aumento do nível do mar.

Nova coordenação do CBH-LN

O CBH-LN tem uma composição tripartite, com representantes da sociedade civil, dos municípios e do governo do Estado. Ele é formado no total por 36 membros titulares e seus respectivos suplentes que integram suas câmaras técnicas e grupos de trabalho.

Após a cerimônia inicial, cada um desses segmentos reuniu-se em grupo e definiu os nomes para a coordenação. Além do prefeito Sato na presidência, Sylvio do Prado Bohn Jr. (Cetesb) foi eleito como secretário-executivo. Já Paulo André Cunha Ribeiro, da Associação Projeto Ecoadventur Pro Desenvolvimento Sustentável (APROEDS), e Fabio Pincinato, da secretaria estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, foram reeleitos respectivamente como vice-presidente e secretário executivo adjunto. O prefeito Marcio Tenorio, de Ilhabela, ficou como representante do CBH-LN junto ao Conselho Estadual de Saneamento (Conesan).

O prefeito Sato lembrou a importância do trabalho em unidade entre os municípios e os diferentes segmentos: “Recentemente tivemos problemas com as chuvas e observamos a intensa poluição dos nossos rios, que é inadmissível. Temos o desafio de combater as invasões e loteamentos clandestinos e ampliar a regularização fundiária e o trabalho educativo ambiental para ter uma cidade e um litoral melhor”, enfatizou.

Um encontro de nivelamento técnico de todos os integrantes da nova gestão acontecerá no próximo dia 12 de abril. Já a próxima reunião plenária do CBH-LN está agendada para o dia 30 de junho, em Caraguatatuba.