Portal da Maranduba é revitalizado

A entrada de Ubatuba para quem chega pela praia da Maranduba está ficando mais bonita. Desde o início de março, uma equipe está trabalhando na revitalização do portal.  Essa foi uma das ações solicitadas pelo prefeito Délcio José Sato (PSD), visando o cuidado com a cidade e a recepção das pessoas que chegam ao município.

O arquiteto Cesar Abboud, secretário adjunto de Habitação e Planejamento Urbano, possui uma vasta experiência com projetos de urbanização, principalmente, implantados por meio de pleito de convênios. Essa experiência foi compatível com o sonho do prefeito de criar uma equipe específica para cuidar de convênios e projetos e, então, a partir das demandas, os processos estão se desenvolvendo.

Após a criação deste setor, o segundo passo foi iniciar a revitalização do portal da Maranduba. “A intenção de repaginar o portal surgiu do desejo de cuidar de Ubatuba, porém, trabalhando com detalhes, não sendo necessárias grandes mudanças na infraestrutura”, explicou Abboud. Ele completou, dizendo que a intenção é realizar coisas simples mas interessantes, como no caso do portal, onde foi feita a pintura, a retirada de lona e cobertura e que ainda serão feitas, como a iluminação e o paisagismo.

“Não poderíamos deixar a porta da entrada da cidade da forma como sempre ficou,  abandonada. Hoje nossa entrada está mais bonita e limpa,  sendo elogiada por todos que por ali passam. Ainda faremos muito mais, mas já estamos melhorando o que está aí”, assegurou o prefeito.

No entorno do portal, a equipe da administração Regional Sul promoveu a manutenção e limpeza do local, realizando melhorias como capina, roçada, pintura nos pontos de ônibus entre outras. Mesmo com a execução desses serviços, o trânsito na região, que está com um pequeno desvio para a conclusão da reforma, não ocasionou grandes impactos no tráfego.

A obra foi executada com recurso da iniciativa privada- patrocinada pela empresa Atmosfera. O arquiteto ainda comentou que o objetivo da administração é que seja instalado um portal em cada entrada da cidade. Por isso, já existe um projeto em andamento para a entrada da rodovia Osvaldo Cruz, que também deve ser executado com verba da iniciativa privada, e um na região da Picinguaba, que ainda não foi detalhado.

“Ubatuba tem a iniciativa privada muito presente. É muito importante que os comerciantes e empresários possam nos ajudar e que consigamos valorizar isso, afinal, todos ganham com esse tipo de investimento, pois a tendência é aumentar o número de visitantes”, enfatizou Abboud.

A próxima ação prevista para a região da Maranduba é a revitalização da orla, cujo projeto final deve ser apresentado pelo prefeito no dia 9 de abril. A iniciativa será realizada com verba proveniente de convênio e está orçada em cerca de R$ 3 milhões.

“Os convênios existem para investimentos específicos. Não podemos utilizar uma verba destinada para essa categoria e aplicar na saúde, por exemplo. Então, já que existe a disponibilidade de recurso para investimento na estrutura da cidade, vamos utilizar”, esclareceu.

Segundo Abboud, será feita a ordenação das vias e comércios para que o fluxo e as atividades fiquem mais organizadas. No local, ainda haverá melhorias na iluminação e paisagismo, assim como no portal. A previsão é que a obra tenha início no segundo semestre.