Prefeitura de Ubatuba amplia ações de combate à COVID-19

A rotina diária das pessoas em Ubatuba precisa ser adequada às medidas adotadas via decreto municipal para o enfrentamento ao Coronavírus e o controle da pandemia. Para isso, a Prefeitura de Ubatuba intensificou a fiscalização no combate à Covid-19, ampliou o número de testagens no município, comemorou a saída de pacientes recuperados no Hospital de Campanha e a fiscalização foi intensificada nos períodos diurno e noturno, inclusive interditando estabelecimentos comerciais atuando fora do protocolo.

Na noite dessa sexta-feira, 31 de julho, fiscais de Postura e da Vigilância Sanitária, das secretarias da Fazenda e Saúde respectivamente, contabilizaram 35 bares e restaurantes que tiveram ação educativa e, ainda, um comércio que foi interditado devido aglomeração de pessoas e não cumprimento do horário de fechamento.

Na manhã deste sábado, 1 de agosto, a fiscalização percorreu as praias Grande, Toninhas e Perequê-Açu. Quiosques e ambulantes foram abordados sobre os protocolos da vigilância sanitária, em ação meramente de conscientização sobre a importância do uso de máscaras, da disponibilização de álcool gel, do distanciamento e da capacidade de apenas 30%. Banhistas também foram orientados sobre o funcionamento das praias de Ubatuba somente de segunda a quinta, apenas para esportes individuais. Esta ação encerrou por volta das 14 horas e retorna à noite em bares e restaurantes da região central.

As ações de fiscalização contarão com apoios da Comtur, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Polícias Civil e Militar.

Interdições

No final da noite de sexta-feira, a fiscalização da Prefeitura realizou a interdição do Bar do Raul, que fica no bairro do Itaguá. O motivo foi o excesso de pessoas, caracterizando a aglomeração e, também, o não cumprimento do horário estabelecido de 22 horas para o fechamento.

No início da tarde deste sábado a fiscalização realizou a suspensão temporária das atividades do Aquário de Ubatuba, devido denúncias de aglomeração com excesso de pessoas em fila na calçada aguardando o ingresso para visitação ao aparelho turístico. O local conta com a demarcação do distanciamento, no entanto não havia funcionários para orientar o público.

A liberação das atividades, para ambos estabelecimentos, ocorrerá assim que consiga sanar os problemas, após a verificação da fiscalização dos órgãos da Prefeitura.

Mais de 400 Testagens

Ainda neste sábado, a secretaria de Saúde realizou mais de 400 testagens e contraprovas para pessoas que tiveram o PSR negativo. Foram 70 servidores da rede municipal de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19 e outras cerca de 350 pessoas agendadas nas unidades de saúde dos bairros da Lagoinha, Perequê-Açu, Ipiranguinha e Centro. Nesta semana já foram realizados 230 testes rápidos na região Norte do município.

Para que a coleta possa ser agendada, é necessário buscar um serviço de saúde e passar por avaliação médica. É o período dos sintomas de cada caso que vai determinar se o teste a ser aplicado será o RT-PCR ou o teste sorológico. Se a avaliação médica orientar a realização de exame, o próprio serviço de saúde irá fazer o agendamento para a coleta de exame do paciente.

Bombeiros no combate

O Calçadão de Ubatuba foi palco de combate à Covid-19. Neste sábado, o Corpo de Bombeiros de Ubatuba realizou ações de conscientização junto à população levando orientações básicas de prevenção contra a pandemia, inclusive com verificação de sinais vitais e levantamento de estatísticas. Aproximadamente 350 pessoas foram abordadas e orientadas, levantando casos confirmados de 39 (sendo um óbito) e tendo como o bairro mais afetado o Perequê-Açu.

Mais vidas salvas no Hospital de Campanha

Nesta semana, o Hospital de Campanha de Ubatuba comemorou mais três altas de pacientes que estavam internados e na semana passada foram quatro pacientes. Até o momento, o Hospital teve 13 pacientes internados. Foram nove altas, dois transferidos para a Santa Casa de Ubatuba e outros dois permanecem internados.
O Hospital de Campanha está localizado no Centro de Convenções que foi adaptado para ter área de recepção e controle de acesso, laboratório, farmácia, uma ambulância que também fica à disposição 24 horas por dia, 38 leitos de média e baixa complexidade e dois leitos de UTI.
Para ser internado no Hospital de Campanha o paciente passará por atendimento médico primeiro na Santa Casa, onde serão feitos os exames necessários, inclusive a coleta para realização do teste PCR para Covid-19, enviado ao Instituto Adolfo Lutz. Somente se houver indicação clínica e médica o paciente será transferido para o Hospital.

Legenda: Quiosqueiros recebem orietanções da fiscalização

Legenda: Ambulantes são fiscalizados quanto ao protocolo sanitário

Legenda: Bombeiros de Ubatuba fazem ação de conscientização no Calçadão

Legenda: Hospital de Campanha comemora saída de pacientes curados