Objetivo foi inibir a aglomeração de pessoas e conferir o funcionamento de estabelecimentos comerciais
Uma operação integrada de fiscalização, organizada pela Prefeitura de Ubatuba, reuniu na noite desta sexta-feira, 31, órgãos de segurança e fiscalização, com o objetivo de intensificar o cumprimento dos protocolos de prevenção à Covid 19 no município. A ação, que teve início às 19h, com concentração em frente ao Paço Municipal, contou com abordagens educativas e de orientação em bares e restaurantes. As fiscalizações ocorreram na região central de Ubatuba e tiveram como principais critérios de verificação o uso obrigatório de máscaras, a capacidade de lotação dos estabelecimentos, a disponibilização de álcool em gel e o horário de funcionamento, conforme determina o decreto municipal.
Até às 23h30 desta sexta-feira, a ação teve um saldo de mais de 20 estabelecimentos comerciais fiscalizados e um interditado por aglomeração de pessoas e funcionamento fora do horário determinado. Na manhã deste sábado, 1º de agosto, a fiscalização ocorrerá nas praias e também terá caráter educativo e seguirá durante a próxima semana em diversos bairros e praias do município já de forma punitiva.
O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), afirma que a responsabilidade é de todos na prevenção ao Coronavírus. “Temos que intensificar nossas ações de fiscalização e avançarmos com responsabilidade nas flexibilizações. Já tomamos todas as medidas necessárias e responsáveis para que a vida volte ao normal com segurança, mas é importante que todos entendam que existem limites. O uso da máscara é imprescindível, o distanciamento se faz necessário, o uso de álcool é mais uma medida importante na prevenção e, por fim, só sai de casa se precisar”, afirmou Sato.
A operação contou com a participação das equipes da Vigilância Sanitária e Fiscalização de Posturas da secretaria Fazenda, Guarda Civil Municipal e apoios da Defesa Civil, Comtur e Polícias Civil e Militar.