Prefeitura de Ubatuba inaugura nova unidade de saúde no Horto

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, inaugurou na manhã desta terça-feira, 30, mais uma unidade do programa “Saúde em Ação”, desenvolvido em parceria com o governo do Estado e o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  A UBS Horto atenderá a região Oeste, beneficiando cerca de 3 mil pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde (882 famílias). A unidade Horto se localiza na rodovia Osvaldo Cruz e representa um investimento de R$ 2.341.904,37.

Assim como a do Centro, a unidade do Horto foi entregue totalmente pronta, com mobiliário, equipamentos e sinalização visual. Além desses edifícios, os investimentos do programa “Saúde em Ação” somam um total aproximado de 15 milhões de reais e incluem ainda a construção de dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS e CAPS Álcool e Drogas), bem como a reforma de algumas unidades de saúde.

A cerimônia contou ainda com as presenças do vice-prefeito, Jurandir de Oliveira Veloso (Pelé), o secretário municipal de Saúde, Roberto Tamura, e os vereadores Silvinho Brandão, Adão Pereira, Manuel Marques, Claudinei Xavier, Rochinha do Basquete e Wellington de Moura. Muitas lideranças comunitárias também participaram do evento.

“A unidade básica aqui inaugurada hoje foi uma luta de muitos anos.  Me sinto honrada e muito feliz pela valorização do meu bairro”, destacou Juracir Nascimento, moradora do bairro.

Para o secretário de Saúde, Roberto Tamura, a inauguração é mais uma grande conquista para o município. “Investimos 30% de nosso orçamento na saúde do município.  Avançamos com a contratação de mais 120 profissionais. E inauguramos duas unidades de saúde deste porte no mês de aniversário da cidade. Tudo isso é um avanço para Ubatuba”, afirmou Tamura.

Fátima Bombarda, coordenadora de redes do Programa Saúde em Ação: “Este era um local que tinha anseio de uma estrutura como esta. Um importante equipamento que valoriza a atenção primária”.

Já o prefeito Sato destacou que a inauguração da UBS, com toda infraestrutura para atendimento ao paciente, é resultado de uma somatória de esforços. “Quem ganha com essa conquista é a comunidade da região Oeste.  Avançamos mas ainda temos muito a conquistar. Queremos uma saúde básica 100%”, enfatizou.

O prefeito ainda citou as obras entregues durante o mês de aniversário da cidade e a nova frota de 12 veículos para as unidades básicas de saúde.

A nova unidade entrará em pleno funcionamento no dia 5 de novembro.