Prefeitura realiza entrega de tablets do programa Saúde em Ação a agentes comunitários

O Departamento de Tecnologia da Informação da secretaria de Saúde de Ubatuba realizou no dia 9 de outubro a capacitação de 16 agentes comunitários de saúde (ACS) das equipes das unidades Horto e Cícero Gomes, no Centro, para o uso de tablets e do aplicativo E-SUS AB (Atenção Básica) Território.

As duas unidades foram construídas por meio do programa “Saúde em Ação”, executado pelo governo estadual, com financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O treinamento contou com a presença da secretária de Saúde de Ubatuba, Dilei de Brito Nascimento, e de uma comitiva de cinco membros do Núcleo de Educação Permanente e do departamento de Planejamento da secretaria de Saúde de São Sebastião, que vieram conhecer a experiência de Ubatuba para contribuir para o planejamento da capacitação que será realizada lá.

O E-SUS AB Território é um sistema que permite um melhor acompanhamento da gestão de cuidados dos usuários do Sistema Único de Saúde, bem como a facilitação de busca de dados epidemiológicos e o planejamento das ações e políticas públicas a serem implementadas segundo as características de cada localidade.

Otimização do trabalho

Atualmente, Ubatuba tem 85 agentes em todo o município que já dispõem de um tablet, ferramenta que tem otimizado o trabalho, reduzindo a quantidade de papel e o tempo no registro e sistematização de informações da população atendida em visitas domiciliares.

“Há postos onde o número de registros de atendimentos saltou de 380 formulários/mês para cerca de 2 mil”, explica Vicente, da equipe de TI da Saúde. “Antes dos tablets, as equipes tinham que preencher primeiro no papel e só depois inserir as informações nas planilhas no computador. Agora a inserção é feita diretamente no momento do atendimento o que proporciona mais agilidade e resulta em menos erros”, acrescenta.

A próxima entrega de equipamentos e capacitação, envolvendo 15 agentes comunitários de saúde da equipe Umuarama, está prevista para 23 de outubro.

1011-tablets-capacitacao-Horto-Sumare (1)