Prevenção de suicídios é tema de atividades organizadas pela rede de saúde

Todos os dias, 32 pessoas morrem no Brasil em consequência do suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.  Em todo o mundo, são mais de 1 milhão de mortes por ano.

Depressão e outros transtornos mentais, abuso de álcool e outras drogas, estresse e pressão pela imposição de padrões sociais estão entre as principais causas de suicídio, que vem aumentando principalmente entre a população jovem.

Falar sobre esses assuntos, quebrar tabus, esclarecer e conscientizar a população sobre as causas do suicídio e estimular a prevenção é o objetivo da campanha “Setembro Amarelo”, que acontece no mesmo mês do Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10.

Em Ubatuba, além de decorações utilizando a cor amarela e atividades de socialização e diálogo, a secretaria municipal de Saúde centra suas atividades na capacitação de profissionais da rede. A sensibilização e formação de trabalhadores que atuam no setor de emergência de saúde sobre a necessidade de notificar os casos de tentativa de suicídio (violência autoprovocada) é uma das atividades a serem desenvolvidas.

Grazielle Bertolini, secretária de Saúde de Ubatuba, enfatiza a relevância do tema. “Estamos mobilizados para a discussão do suicídio pois trata-se de ação silenciosa e fatal que atinge nossa sociedade. E também é importante falar sobre depressão enquanto problema de saúde pública, que, portanto, demanda tratamento e assistência interdisciplinar e multidisciplinar. Esse é o foco desta campanha, que envolve toda a rede de serviços, que inclui o SUS, a educação, e outros órgãos intersetoriais, como o CRAS e o CREAS”, afirma.

Confira a programação

11 setembro – 14 horas

Sensibilização com bexigas amarelas na aula de surf na Praia do Perequê-Açu

12 setembro – 14 horas

Sensibilização com bexigas amarelas na aula de surf na Praia Grande

13 de setembro – Capacitação na Santa Casa

Promoção de sensibilização e acolhimento do paciente suicida. Palestra com dr. Catalino los Reis Garcia, médico psiquiatra; Luis Palombo, psicólogo, e Olivia Samersla, enfermeira do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, especializada em saúde mental

14 e 15 de setembro – Baile de fandango no Taquaral

Projeto de sensibilização sobre qualidade de vida, com distribuição de bixigas amarelas

19 de setembro – Capacitação de enfermeiros e técnicos e outros equipamentos da rede*

8 às 12 horas – Enfermeiras/os e técnicas/os de enfermagem

– Conduta terapêutica e medicamentosa ao suicida em potencial, dr. Joaquim Machado Júnior

– Interpretações de sinais de risco de suicídio, enfermeira Olivia Samersla

14 horas – Enfermeiras/os, técnicas/os de enfermagem, Fundac, CREAS, CRAS, rede de Educação municipal e estadual, Ciranda, Conselho Tutelar e NASF

– Automutilação de adolescentes, dra. Marcela Pellegrino, médica psiquiatra

28 de setembro – Capacitação dos médicos da rede e equipe Santa Casa*

8 às 12 horas – Médicos e equipe da Santa Casa

– Interpretações de sinais de risco de suicídio, enfermeira Olivia Samersla

14 horas– Médicos e equipe da Santa Casa

– Automutilação de adolescentes, dra. Marcela Pellegrino

*Atividades abertas à participação de interessados/as. Locais a serem divulgados em breve.