Prefeitos assinam protocolo de intenções para formalizar Circuito Litoral Norte Paulista

Prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte, juntamente com os secretários de Turismo e alguns representantes de outras secretarias reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 06, em Ubatuba para assinar o protocolo de intenções que formaliza o consórcio que estabelece o Circuito Litoral Norte Paulista.

A iniciativa, sem fins econômicos, tem o objetivo de unir esforços para fomentar o turismo regional do Litoral Norte, estabelecido por tempo indeterminado. Esse é um processo idealizado em 2001 que não avançou por problemas políticos e agora, após 16 anos, resulta na união dos municípios.

O secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, destacou que a assinatura do termo de intenções é um grande passo que irá surtir efeitos, até mesmo, com relação a outras cidades visando a expansão. Ele ainda explicou que esse é o primeiro passo e que a primeira etapa a ser seguida é a aprovação de um Projeto de Lei no Legislativo de cada município e que permita oficializar o consórcio, inclusive, prevendo a inclusão no orçamento do Plano Plurianual (PPA).

Devido à logística, a sede do circuito será a cidade de Caraguatatuba – que vai concentrar as atividades do consórcio na secretaria de Turismo do município. Dentre as ações já realizadas em conjunto, pode-se mencionar a produção de material conjunto para participação em feiras de turismo e segmentos (como Avistar) e o trabalho em conjunto para resolver problemas de internet e telefonia na região.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, destacou a importância do Circuito fazer a sua parte, principalmente com relação à exploração do nosso turismo como destino na América do Sul, atribuindo essa responsabilidade aos municípios, visto que a situação político-econômica do país não está favorável em colaborar na construção dessa imagem.

“O propósito é ‘parar’ o Vale do Paraíba, porque nunca houve uma iniciativa dessa, nunca houve uma harmonia dessa, independente das questões políticas locais, todos nós nos respeitamos, nos unimos e estamos trabalhando com um único objetivo: atrair investimento, visitantes e recursos e reforçar a economia que o poder público Federal arrebentou”, frisou.

A união dos prefeitos, desde o primeiro dia de governo, foi o ponto destacado pelo prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório. Ele também reconheceu o trabalho desenvolvido pelos secretários de Turismo para tornar o Litoral Norte um único destino. “As pessoas caminharam juntas, trocando experiências. Ninguém pega o conhecimento para si. Percebo que entre os quatro prefeitos, não existe uma gestão coerciva centralizada, a gente delega para nossos agentes políticos e esse é mais um belo passo que nós estamos dando para o desenvolvimento do nosso Litoral”, pontuou.

Para Aguilar Junior, líder do executivo de Caraguatatuba, o trabalho e benefício precisa ir muito além do Turismo, mas envolver as demais pastas a fim de discutir assuntos como estradas, meio ambiente, transporte e saneamento público. “Precisamos brigar por um Litoral Norte cada vez mais forte e pensar em como vamos preparar o nosso povo para receber bem o turista, o veranista, fomentando a geração de emprego, renda e aquisição de cada vez mais recursos para desenvolver e crescer cada vez mais”, acrescentou.

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), agradeceu a presença de todos e compartilhou a honra de receber os representantes do Executivo na cidade. Sato comentou o patamar que a região se encontra hoje, ganhando o respeito das demais cidades que compõem o Vale do Paraíba, e afirmou que o potencial é ainda maior.

“Se todo o Litoral Norte estiver bem, todos nós vamos ganhar e esse é realmente o objetivo.  Temos que nos unir e mostrar realmente essa força. Mostrar que o Litoral Norte está presente, está trabalhando, que tem força e potencial, brigando por um espaço no cenário turístico nacional. Tudo é questão de luta e quando se faz um consórcio, visualiza-se a integração e a soma das forças. Hoje, saio daqui com um avanço muito grande vendo o Consórcio em ação”, concluiu.

Durante a ocasião, os presentes também apreciaram o material audiovisual que está sendo elaborado para apresentar e divulgar o Circuito.

Assinatura consórcio Litoral Norte (2)