Confira a programação da Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais

Com o tema “Povos e Comunidades Tradicionais e o Direito à Cidadania”, a I Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba acontecerá na próxima terça-feira, 21, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

O encontro tem o objetivo de promover o debate, a reflexão e o encaminhamento de pautas relevantes das comunidades tradicionais do município, além de promover a valorização, salvaguarda, fortalecimento de seus direitos e o desenvolvimento sustentável, entre outros aspectos.

A conferência reunirá mais de 70 delegados e delegadas eleitos pelas comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e caiçaras do município com direito a voz e a voto, eleitos nas pré-conferências realizadas entre fevereiro e abril deste ano, e é aberto também a quem estiver interessado em participar como observador.

Até a manhã da quarta-feira, 15, mais de 40 pessoas se cadastraram como observadoras. O formulário de inscrição de observadores continuará disponível em https://pesquisas.ubatuba.sp.gov.br/index.php/388724 até o meio-dia da segunda-feira, 20 de junho.

“Trata-se de uma oportunidade única de prestigiar e ainda conhecer as demandas e propostas dos povos originários de Ubatuba”, destaca o secretário municipal de Assistência Social, Anderson Paiva.

Além dos debates em torno aos eixos temáticos da conferência, a programação da conferência inclui apresentações culturais das comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras. Confira a seguir:

MANHÃ
8h Credenciamento
8h30 Apresentação cultural: Coral da Aldeia Boa Vista “Xondaro Mirim Maborai” / Coral da Aldeia Renascer “Renascer Ywyty Guaçu”
9h Abertura
9h20 Apresentação do processo de criação da Conferência e do processo de realização das Pré-Conferências
10h Apresentação da Metodologia adotada na Conferência e separação dos subgrupos por eixo temático
10h20 Discussão nos subgrupos por eixo temático: Cultura e Identidade; Trabalho, Renda e Pesca Artesanal; Saúde e Saneamento Básico; Educação, Inclusão Digital, Esporte e Lazer
11h30 Plenária manhã – Apresentação do resultado da discussão dos Subgrupos

TARDE
13h30 Apresentação cultural: Grupo “Ô de Casa”, do Quilombo da Fazenda
14h Discussão nos subgrupos por eixo temático: Assistência Social e Soberania Alimentar e Nutricional; Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Infraestrutura e Direito ao Território; Transporte e Segurança Pública