Poder Executivo Municipal

Três Projetos de Lei do Executivo são aprovados pela Câmara Municipal

Três Projetos de Lei do Executivo são aprovados pela Câmara Municipal

Três Projetos de Lei da Prefeitura de Ubatuba foram votados e aprovados em regime de urgência pela Câmara Municipal em sessão extraordinária realizada na noite desta terça-feira (11). Foram aprovados projetos que atualizam trâmites administrativos de ação fiscal da Fazenda; que reformula a gestão do sistema de estacionamento rotativo na cidade; e que delega à Companhia Municipal de Turismo (Comtur) o controle e a fiscalização da atividade econômica de transporte turístico de superfície terrestre.

De acordo com a Secretaria de Fazenda e Planejamento, o Projeto de Lei 02/2023 é simples e necessário para ordenar o procedimento da ação fiscal no município. “A nova lei do processo administrativo fiscal vai substituir a que está atualmente vigente e que ficou desatualizada depois da última reforma administrativa da prefeitura, pois contém referências a setores e cargos que ou foram extintos ou sofreram modificações. Além disso, corrige prazos e sistemáticas que estão sujeitos a leis federais que foram alteradas nesse período. Para o munícipe, na prática, não haverá nenhum tipo de mudança, pois todas as modificações são inerentes a trâmites internos”, esclareceu a secretária de Fazenda, Alethea Ageu.

Já o projeto 45/2023 trata da instalação de equipamentos eletrônicos para a cobrança do estacionamento rotativo tanto na área central como nas praias de Ubatuba. A medida deve garantir mais efetividade na gestão das políticas urbanas de mobilidade e prevê maior controle e transparência da arrecadação, devendo ser implantada em até 120 dias. O documento destina ainda uma porcentagem da receita mensal líquida para custeio das despesas definidas no Plano de Liquidação da Comtur e uma parcela também para a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) para o auxílio à implementação de políticas públicas voltadas ao fomento turístico.

No Projeto de Lei 46/2023, o controle e a fiscalização da atividade econômica de transporte turístico de superfície terrestre, que atualmente estão sob competência da Setur, voltam para a Companhia Municipal de Turismo até o fim do processo de liquidação da empresa.

/* * VLibras */