Poder Executivo Municipal

Fórum dos Saberes Artesanais começa nesta segunda-feira

Fórum dos Saberes Artesanais começa nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 29, na Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense terá início mais uma ação do III Fórum dos Saberes Artesanais. Serão dois dias de evento com 20 artesãos das comunidades tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, que foram selecionados para um encontro imersivo com temas como acessibilidade, projeto cultural, marketing digital, empreendedorismo e criatividade.

O Fórum dos Saberes Artesanais contará em sua programação com uma curadoria digital, que objetiva proporcionar ferramentas para o crescimento pessoal e profissional dos participantes, bem como terá ainda no próximo mês uma exposição dos artesãos no hall da Secretaria de Turismo de Ubatuba. Em novembro, o evento também abrangeu uma mostra de artesanato no Teatro Municipal com mais de 100 artesãos e seus produtos.

Para a organizadora do Fórum, Carolina Labarca, o trabalho artesanal vem do conhecimento efetivo e coletivo. “Contamos com 130 artesãos inscritos no início do projeto e avançamos para superar o conceito do simples utilitário para obras reconhecidas de uma cultura que deve ser preservada e aprimorada. Neste período ganhamos o ProAc Editais, promovemos mesas redondas sobre diversos temas, entre eles, o manejo ambiental e realizamos diversas ações como inserções em podcast, oficinas, vivências, exposição presencial e online das obras dos artesãos contendo as histórias”, explicou Carolina.

A realização do evento é da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo via Programa de Ação Cultural (PROAC) e conta com os apoios do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba (CMPC), Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e Prefeitura de Ubatuba.

Confira a programação:

Dia 29/11

10h – Acessibilidade (Raíssa Couto)

Das 12h às 13h30 (Almoço)

14h – Projeto Cultural (Carol Rocha)

16h – Marketing Digital (Yve Nolasko)

Dia 30/11

10h – Empreendedorismo (Jeniffer Botossi)

Das 12h às 13h30 (Almoço)

14h – Criatividade (Patricia Guedes)

16h – Curadoria Digital (Metodologia aplicada com cinco mentorias)

Para saber mais, acesse o site: www.saberesartesanais.com.br.

/* * VLibras */