Educação revitaliza EM Anchieta visando 40 anos da unidade

A Secretaria de Educação de Ubatuba promoveu a entrega da revitalização completa da EM Padre José de Anchieta na tarde desta segunda-feira, 7, data que também marcou a volta às aulas presenciais nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A cerimônia simbólica faz parte de um cronograma que realizou reparos em 32 das 52 unidades escolares municipais, que aconteceram desde novembro de 2021. Dessas, a EM Anchieta foi escolhida, juntamente com a EM João Alexandre, para representar as demais em solenidades de entrega, visto que são as que estavam em condição mais precária.

Além disso, a EM Padre José de Anchieta completa 40 anos de existência em março de 2022 e é considerada a primeira escola municipal de Ubatuba (abrigou a unidade do Sesi). Atualmente, atende 510 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de sediar a Etec Caraguatatuba Extensão Ubatuba do Centro Paula Souza no período noturno.

A gestora Renata Dugain comentou sobre a responsabilidade de estar à frente de uma escola com uma tradição de 40 anos. A gestora ainda compartilhou um episódio referente às obras realizadas na unidade. “Entre os funcionários que aqui estiveram envolvidos na reforma, um deles comentou que este período em que esteve participando da revitalização da EM Anchieta foi o período que ele mais trabalhou nos últimos 10 anos. Fiquei bastante emocionada, porque eu gosto muito de Ubatuba e a gente consegue perceber que essa gestão está lutando e fazendo uma Ubatuba melhor”, agradeceu.

A secretária da pasta, Fatinha Barros, relembrou seu compromisso em melhorar as condições da unidade desde que assumiu a Educação em Ubatuba. “Havia três salas sem poder usar, pois dentro chovia igual fora. Agora, como todo esse conforto, é uma alegria muito grande promover essa entrega: das 52 unidades, 32 passaram por grandes e pequenas reformas, então, a gente tem a satisfação de estar cumprindo nosso dever, cuidando das escolas e aplicando o recurso da Educação onde realmente precisa ser aplicado”, comemorou Fatinha.

A prefeita Flavia Pascoal também dividiu suas memórias, recordando a época em que trabalhou como supervisora de ensino na EM Anchieta, período que durou sete anos.

“Há quanto tempo a gente luta pela revitalização da EM Anchieta? Em um ano a gente conseguiu entregar esse telhado tão importante para a escola e tem muito mais coisas que queremos fazer, como a cobertura da quadra. Tem vários projetos em andamento que são importantíssimos para a escola e para a comunidade da região central e todos os nossos alunos que aqui estudam e que são a razão do nosso trabalho. Estamos trabalhando diariamente para melhorar a qualidade da Educação”, afirmou a prefeita.

“Saúde e Educação são a base da nossa sociedade, então, nós temos que cuidar bem dessas áreas”, complementou Flavia.

Estiveram presentes na solenidade representantes da comunidade escolar, funcionários da EM Anchieta, representantes da prefeitura e os vereadores Jorginho e Josué D’menor.

Melhorias

A unidade passou por uma revitalização completa. Foi feita a manutenção geral da unidade, reforma do telhado, com troca de todas as telhas, madeiramento, instalação de manta aluminizada e calhas, manutenção na rede elétrica, que estava danificada por conta de grandes vazamentos no telhado; pintura completa da escola e reforma do bebedouro com instalação de novas torneiras de acionamento rápido.