Secretaria de Educação promove aula inaugural com palestras no Teatro

Para comemorar a volta às aulas na Rede Municipal de Ensino, iniciada nesta segunda-feira (7), a Secretaria de Educação organizou uma aula inaugural com palestras motivacionais para receber os gestores e diretores das escolas do município. O evento foi realizado à noite no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto e transmitido ao vivo pelas redes sociais da secretaria.

A primeira palestra foi conduzida pelo neurocientista e educador, Rafael Diedrich, que falou sobre: “Crianças adultizadas geram adultos infantilizados”. Diedrich é autor de livros e abordou a diferença de aprendizado entre as gerações e o futuro da educação.

Em seguida, o psicólogo e músico Rafael Albertini Gasparin Corrêa, mais conhecido como Rafinha Acústico, palestrou sobre “Ser feliz é simples, mas não é fácil”, mesclando palestra e músicas autorais.

A secretária de Educação, Fatinha Barros, falou sobre as expectativas do retorno escolar. “Estamos fortalecidos e motivados, acredito que será um ano muito promissor para a educação. O desafio será enorme, pois teremos que fazer um grande trabalho de recuperação da aprendizagem com as nossas crianças por conta desses dois anos que praticamente ficamos sem aula presencial, mas faremos o nosso melhor para trabalhar as habilidades perdidas durante a pandemia, proporcionado momentos de interação e vivências pedagógicas”, ressaltou Fatinha.

O evento contou com a presença da prefeita Flavia Pascoal, que explicou sobre os investimentos realizados nas escolas antes do retorno das aulas. “Começamos mais um ano letivo com perspectiva positiva. Das 52 escolas da cidade conseguimos reformar 32 unidades de ensino, com revitalização de telhado, espaços de lazer, salas de aula, entre outros. Em relação ao ensino-aprendizagem, entregamos laboratórios de ciências para todas as escolas do Ensino Fundamental, melhorando as aulas práticas e deixando a ciência mais viva nas escolas. Também incluímos cinco Centros Tecnológicos nas escolas e outras reformas continuarão ao longo do ano. Conseguimos fazer o abano dos professores no valor de mais de R$ 7 milhões e conseguimos fazer com que as escolas tivessem acesso à primeira infância saudável e equilibrada, melhoramos a acessibilidade e aumentando as conquistas na área da educação, que junto com todo o trabalho pedagógico recuperaremos o tempo perdido”, destacou a prefeita.