Secretaria de Esportes e Lazer realiza capacitação para educadores físicos

A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba promove esta semana cursos de capacitação profissional para os educadores, preparando-os para a volta às aulas das escolinhas esportivas no próximo dia 14. Estão sendo realizadas palestras e capacitações com temas que foram levantados pelos próprios servidores da pasta no ano passado.

Os temas das palestras são: ‘Ginástica Funcional’ com Felipe Aliende de Matos; ‘Como proceder em situações de conflito em aulas’ com Marina Abreu; ‘A coordenação motora no autista’ com André Vasques e Gisele Vasques; ‘Socorros de urgência – Traumas’ com Maicon Amaro dos Santos.

O secretário-adjunto Antônio Ferreira destacou, que foram temas que imergiram dos próprios professores no ano passado. “Temas que surgiram deles e estão diretamente ligados a seu cotidiano, e que a gente está atendendo já neste início do ano”.

O intuito da capacitação “Como proceder em situações de conflito em aulas”, segundo a psicóloga Marina Abreu é ensinar como os educadores devem agir em uma situação de conflito nas aulas. “Irei explicar sobre vulnerabilidade social e como interfere nas aulas, e será realizada também uma aula prática com os educadores sobre como conduzir conflitos nas aulas”.

O exercício funcional é utilizado em grande parte das atividades oferecidas pela secretaria, principalmente na melhor idade. O educador físico Felipe de Matos explicou que “funcional é uma modalidade que ajuda as pessoas em suas atividades diárias e movimentos do dia a dia”. “Traz como benefícios a flexibilidade, ganho de força e aumenta a resistência respiratória cardiovascular”, completou.

Conheça os palestrantes

Jorge Raphael Queiroz da Silva, é formado em licenciatura e bacharelado Biologia, Bombeiro Profissional Civil CCB 15743– 2021, fez cursos de salvamento em altura – NR35, salvamento em espaço confinado – NR33, guarda-vidas com prevenção de afogamentos, socorrista, e trabalhou no instituto de traumatologia do estado do Rio de Janeiro .

André Vasques, é presidente APEAU-ACOLHER, presidente Balão Azul, autista, pai de autista e Gisele Vasques, diretora administrativa do espaço ACOLHER, fundadora do Balão Azul, mãe e esposa de autista, Acompanhante Terapêutico em Autismo.

Marina Abreu, é formada em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Campinas, Informática e Inglês nível intermediário. Atualmente psicóloga técnica do CRAS – Centro. Atuou na assistência social da Prefeitura de Ubatuba através de atendimento técnico, acompanhamento psicossocial para garantia de acesso aos direitos humanos à população vulnerável; Psicóloga Clínica em Consultório particular através do atendimento de crianças, adolescentes e adultos, realizando terapia familiar e mediação de conflitos; Clínica Aplicada de Psicologia da Anhanguera Educacional de Campinas através de estágio não remunerado com atividades: atendimento psicológico de crianças , realizando terapia familiar e mediação de conflitos.

Felipe Aliende de Matos, formado em educação física na instituição adventista em Hortolândia, fitness e proprietário da marca funcional Cross Ubatuba.