Escola Anchieta comemora 40 anos com revitalização completa da unidade

Alunos, funcionários e comunidade escolar da EM Padre José de Anchieta, que fica no bairro Sumaré – região central de Ubatuba, podem comemorar: a unidade passou por uma revitalização completa e está pronta para o início do ano letivo, no dia 7 de fevereiro.

A ação faz parte de um cronograma da Secretaria de Educação visando beneficiar as Escolas Municipais e Creches para que se tornem um ambiente seguro e ideal para aprendizagem no município.

De acordo com o setor de manutenção escolar da pasta, foi feita a manutenção geral da unidade, reforma do telhado, com troca de todas as telhas, madeiramento, instalação de manta aluminizada e calhas.

“O telhado vem passando por manutenções paliativas há anos, inclusive, havia duas salas interditadas por conta disso e as lâmpadas eram trocadas frequentemente devido a ocorrência de curtos-circuitos ocasionados por acúmulo de água na laje”, explicou a diretora de Logística e Suprimento, Maria Olívia Torres do Valle.

Também foram realizadas manutenção na rede elétrica, que estava danificada por conta de grandes vazamentos no telhado; pintura completa da unidade escolar e reforma do bebedouro com instalação de novas torneiras de acionamento rápido.

O investimento foi em torno de R$1.092.153,97 e foram gastos recursos próprios e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb.

A secretária de Educação, Fatinha Barros, reforçou que toda a revitalização foi feita visando dar segurança e conforto aos alunos, professores e funcionários que irão atuar na unidade, que comemora 40 anos em 2022.

“Aqui, também atendemos a Escola Técnica do Centro Paula Souza- Etec  Caragua extensão Ubatuba, que oferece vários cursos no período noturno. Eles também estavam completamente sem conforto e, agora, vamos poder entregar essa obra, com a escola toda pintada, reformada, digna para toda nossa população de Ubatuba e com a melhor estrutura para celebrar os 40 anos de existência no mês de março”, comemorou Fatinha.

EM Marina Salete

Outra unidade em que a manutenção era muito aguardada pela comunidade é a EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral, que fica no Perequê Açu.

Estão sendo concluídas a reforma da quadra coberta poliesportiva e a instalação de aquecedores na piscina, que é utilizada para o desenvolvimento de atividades do Programa de Integração da Coletividade (PIC).

A obra na quadra envolve a restauração do piso que tem em torno de 1.200 metros quadrados. Além do piso, o trabalho inclui o gradeamento lateral, bem como a pintura de toda unidade escolar. O valor da obra é de aproximadamente R$ 541.000,00 (quinhentos e quarenta e um mil reais).

Já na piscina foram instalados seis aquecedores e três bombas com pré-filtro e realizada uma reforma na casa de máquinas, o que representa um investimento de aproximadamente R$ 265.000,00 (duzentos e sessenta e cinco mil reais).

Saiba mais aqui.